A Prefeitura de Louveira está entregando nesta terça-feira (1) material informativo com os cuidados para a prevenção da leptospirose e sacos de lixo verdes, para coleta seletiva de resíduos, especialmente nas regiões da cidade que foram afetadas pelas chuvas dos últimos dias.

Equipes da Secretaria de Saúde, do Serviço de Controle e Zoonoses, estão percorrendo as regiões do Leitão, Jardim Niero, Faixa Azul, Belo Horizonte, Pau a Pique e proximidades do Ceil Centro.

A leptospirose é uma infecção aguda que pode ser grave e é causada por uma bactéria transmitida por ratos. O contágio se dá pelo contato direto com a urina ou pela exposição à água contaminada.

Para evitar a proliferação de ratos é necessário evitar o acúmulo de entulho e resíduos em casa, além de descartar o lixo de forma correta, nas lixeiras nas calçadas.

Os sacos verdes devem ser utilizados para colocar apenas os materiais recicláveis:

-Papel
-Jornal
-Papelão
-Plástico
-Vidro
-Metal
-Isopor
-Eletrônicos
-Óleo de cozinha usado, desde acondicionado em garrafa pet

Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar ferimentos nas pessoas que manuseiam os sacos verdes:

– O saco verde deve estar muito bem amarrado ao ser colocado na rua;

– Ao colocar materiais cortantes como vidros em geral, copos quebrados, facas, embale de forma segura e coloque um aviso para que o coletor não se machuque;

– Não coloque seringas e agulhas nos sacos verdes. Materiais perfurocortantes devem ser descartados nos postos de saúde em coletores específicos;

– Não descarte materiais como máscaras e luvas, que devem ser embalados e descartados em lixo comum;

– Ao descartar o óleo de cozinha, ele deve ser colocado numa garrafa pet bem fechada;

– É sempre importante lavar previamente embalagens como de leite, molho de tomate, marmitas, entre outras. A limpeza agrega valor ao material.

LEMBRE-SE: o saco verde, de acordo com o Decreto Municipal n° 5161, de 30 de janeiro de 2019, só pode ser retirado por pessoal autorizado pela Prefeitura Municipal de Louveira, para que a logística e o Programa Municipal de Reciclagem não sejam prejudicados. O descumprimento da referida lei poderá acarretar penalidades, como a apreensão do material coletado indevidamente e até multa.

CLIQUE AQUI para ter acesso cronograma semanal dos dias da coleta em seu bairro

Para dúvidas ou denúncias entre em contato com o setor de Zoonoses no telefone (19) 3878-2323 ou na Secretaria de Gestão Ambiental no telefone (19) 3878-9902.