A Prefeitura de Louveira iniciou na manhã desta segunda-feira (21) a testagem em massa para covid-19 no Jardim Lago Azul, região com maior incidência de casos de covid-19.

A ação faz parte de um um inquérito epidemiológico previsto para ser realizado nas regiões com maior número de registros da doença na cidade. Os próximos bairros serão definidos posteriormente, com base nos dados da evolução da pandemia na cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os agentes de Saúde vão percorrer as ruas do bairro durante cerca de 10 dias para realizar testes em moradores que ainda não foram imunizados e não apresentam sintomas da doença. O objetivo é ampliar o controle epidemiológico na cidade. Crianças também podem ser testadas, desde que os pais ou responsáveis autorizem o procedimento.

O morador do Jardim Lago Azul, Marcelo de Oliveira Moreira, foi um dos primeiros a realizar o teste na manhã desta segunda-feira. Com o resultado negativo em mãos, ele ressaltou: “Fico bem mais tranquilo após realizar o exame, principalmente por não precisar procurar uma unidade de saúde e me expor a doença. Esse cuidado é necessário para controlar a situação em que estamos”, disse Marcelo, ao receber os agentes de Saúde em sua casa.

Pacientes que testarem positivo para a doença serão orientados e terão que permanecer em isolamento domiciliar pelo tempo recomendado pelos agentes de saúde no ato da testagem. Quem não estiver na residência, poderá agendar o teste posteriormente pelo whatsapp (19) 99760-3670.

Pessoas que apresentam sintomas gripais ou respiratórios serão encaminhadas para o atendimento no Hospital de Campanha ou Pronto Atendimento (PA) do Santo Antônio.

Agendamento
Moradores da cidade que tiveram contato há mais de 14 dias com pacientes que testaram positivo para a doença também podem agendar a realização do teste pelo whatsapp (19) 99760-3670. Os testes agendados serão realizados no CAPS, localizado na Rua Capitão Álvaro Pereira, nº 44, na Vila Bossi.

Os agentes de saúde estarão devidamente identificados. Serão utilizados os testes rápidos de anticorpos IgG e IgM, após aproximadamente 15 minutos o teste aponta o resultado.

Teste rápido IgM e Ig IgG
Os testes sorológicos de anticorpos são feitos a partir de amostras de sangue coletadas com um pequeno furo no dedo. Não há necessidade de jejum ou qualquer preparo especial.

A metodologia empregada é a imunocromatografia, na qual a reação química ocorrida entre antígenos e anticorpos resulta em uma cor diferente. A partir daí, os anticorpos podem ser classificados como IgM ou IgG.

Anticorpos são mecanismos de defesa do organismo, gerados após a exposição a um agente externo. Seu papel é reconhecer e neutralizar esses invasores, para que o corpo os elimine.

Dependendo do momento em que são produzidos, os anticorpos são classificados como IgM (imunoglobulinas de classe M) ou IgG (imunoglobulinas de classe G). Anticorpos IgM são os que aparecem primeiro, sendo relacionados a infecções recentes. Muitas vezes, sua presença sinaliza que o paciente está na primeira fase da doença, ou seja, ainda possui o vírus.

Já os anticorpos IgG são produzidos posteriormente. Eles indicam que a infecção se deu há algum tempo e, portanto, que a pessoa deve ter adquirido imunidade ao novo coronavírus. O que não se sabe, até o momento, é qual a duração desta imunidade.

Compra de testes
No início do mês de junho, a Prefeitura de Louveira concluiu o processo de compra de 80 mil novos testes para detectar casos de covid-19 na população. São 30 mil testes rápidos de anticorpos IgG e IgM e 50 mil testes de antígeno da covid-19 (conhecido como teste do cotonete). Além do inquérito epidemiológico, a Secretaria de Saúde também deu início a testagem dos moradores sintomáticos que procuram por atendimento no Hospital de Campanha ou no Pronto Atendimento (PA) do Santo Antônio. Neste caso, são utilizados os testes de antígeno.