Por enquanto, nada muda em Louveira nesta pandemia: a quarentena segue até o dia 14 de julho e restrições ao comércio e serviços também.

As informações foram confirmadas nesta sexta-feira (26), em coletiva de imprensa do Governo do Estado de São Paulo. A decisão foi tomada devido ao avanço acelerado da pandemia no interior. Na região que Louveira pertence, a DRS VII de Campinas, não houve mudanças: Fase Laranja do Plano São Paulo de retomada da economia segue vigorando. Neste momento os estabelecimentos comerciais, escritórios em geral, imobiliárias, concessionárias de veículos e shoppings podem funcionar com capacidade reduzida e horário limitado.

Mas alguns lugares tiveram mudanças. Nove regiões do Estado estão na fase vermelha de restrição total de atividades não essenciais. As regiões que estão na fase vermelha são as dos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Araçatuba, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Sorocaba. Já na etapa laranja, ficam as áreas de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Campinas, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté, além das sub-regiões Leste (Alto Tietê), Norte (Franco da Rocha) e Oeste (Osasco) da Grande São Paulo.

Já a melhora de índices em parte da Grande São Paulo permite que a capital e as sub-regiões do ABC e de Taboão da Serra avancem à fase amarela, que permite atendimento presencial restrito em bares, restaurantes e salões de beleza. Na fase amarela, a flexibilização prevê abertura limitada a 40% da capacidade de todos os setores previstos na laranja e seis horas de expediente, além da retomada controlada e parcial de atendimento presencial em salões de beleza e barbearias, bares e restaurantes – o consumo local só será liberado em áreas arejadas e segundo rígidos protocolos sanitários estabelecidos no Plano SP. Apesar do aval do Governo do Estado para o avanço à fase amarela em parte da Região Metropolitana de São Paulo, a recomendação é para que as prefeituras só liberem o atendimento presencial em salões de beleza e barbearias, bares e restaurantes a partir do dia 6 de julho.

Nas demais três sub-regiões da Grande SP e outras sete áreas do interior e litoral, permanece a fase laranja, com reabertura de 20% da capacidade de escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias por quatro horas diárias.

Veja mais notícias: