A Prefeitura de Louveira está convocando os beneficiários do auxílio municipal emergencial, com cadastros desatualizados há mais de dois anos, para revisão e atualização dos dados contidos no Cadastro Único para Programas Sociais.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, 1.190 beneficiários precisam passar pelo processo. O número equivale a 37% do total de 3.233 famílias inscritas no programa.

Durante as semanas de entrega das cestas de alimentos, os beneficiários identificados recebem um informativo sobre a necessidade de atualização cadastral, com a indicação de contato institucional para agendamento do atendimento. Em seguida, os moradores devem comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no dia e horário indicados.

Recadastramento
O recadastramento é uma exigência do Governo Federal e deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos.

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos benefícios sociais, como Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, além dos auxílios municipais. A busca ativa das famílias em Louveira tem como objetivo auxiliar os moradores para minimizar os riscos de suspensão destes benefícios.

Ao realizarem o cadastro, as famílias assumem o compromisso de prestar informações verdadeiras e atuais. Diante de qualquer alteração é necessário atualizar os dados.

Veja alguns exemplos de alterações que devem ser comunicadas:

nascimento ou morte de alguém da famílias;
saída de um integrante para outra casa;
mudança de endereço;
entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
aumento ou diminuição da renda, entre outros.
Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente. A medida é importante para que as informações declaradas reflitam a situação socioeconômica em que a família vive — é o que se chama cadastro qualificado.

Caso os moradores não façam a atualização dos dados dentro do prazo, o Castrado Único se torna inativo, o que pode ocasionar o cancelamento de benefícios.

Documentos
Para a atualização do cadastro o titular deve procurar o seu CRAS de referência munido dos documentos abaixo. Importante destacar que deve ser apresentado os documentos de todos os moradores da casa, independente de vínculo parentesco.

MAIORES DE 18 ANOS

RG;
CPF;
Carteira de trabalho (papel) / carteira de trabalho digital (print da tela);
Certidão (Nascimento / casamento);
Comprovante de endereço (Conta de água, luz ou telefone);
Título de eleitor;
Comprovante de Renda (Holerite para quem trabalha registrado ou comprovante de benefício para aposentados, pensionistas ou BPC);
MENORES DE 18 ANOS

Certidão de nascimento / RG e CPF (Se houver);
Declaração Escolar;
Informações
Para mais informações os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelos números (19) 3878-1920 ou 3878-7880.

Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
CRAS Centro
Rua Antonio Della Torre, 46 – Centro

CRAS Santo Antonio
Rua Leoni Bertolini, 149 – Jd Ana Lucia