A Prefeitura de Louveira está distribuindo para todas as secretarias municipais um documento em formato de manual com uma série de dicas, instruções e procedimentos para facilitar a captação de recursos financeiros nas esferas estadual e federal de governo.

Chamado de Manual Municipal de Projetos e Captação de Recursos, o documento foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Projetos e Programas.

O objetivo é facilitar a realização de projetos que tenham financiamento de recursos de programas e emendas parlamentares estaduais e federais. Entre os projetos estão obras de reforma, construção, pavimentação asfáltica, aquisição de equipamentos e máquinas.

O manual reúne referências de tipos de projetos que são aceitos, onde e como buscar a aprovação da captação e os caminhos para requisitar os recursos para complementar parcialmente ou totalmente os projetos.

Para cada secretaria será montado um manual específico com as situações que sejam pertinentes à área. No começo de junho, a Secretaria de Gestão Ambiental foi a primeira a receber. Em breve, a publicação será entregue às demais áreas do governo. O manual está disponível nos formatos impresso e digital.

Com mais recursos originários dos governos do estado e federal, a Prefeitura pode ampliar sua capacidade de investimento. A diretora da Secretaria de Projetos e Programas, Alessandra Concer, que participou da elaboração do manual, ressalta a importância de ações que otimizam o uso de recursos públicos, principalmente durante a pandemia do coronavírus.

“Há uma diversidade de programas disponíveis que podem trazer recursos para Louveira. Para formalizar isso, é necessário elaborar e desenvolver os projetos em concordância com cada situação específica para a liberação dos recursos. Por isso, criamos o manual. Para facilitar a construção dos planos. Apesar de não ser uma tarefa fácil, devido ao cenário da crise gerada pela pandemima, temos expectativa concreta de gerar benefícios para o Município”, afirmou.

Segundo ela, Louveira possui algumas características que facilitam para a aprovação de projetos. “A cidade faz parte do Circuito das Frutas, do Aglomerado Urbano de Jundiaí, da Região Administrativa de Campinas e se destaca como importante polo logístico devido à facilidade de acesso a algumas da principais rodovias do Brasil, como Anhanguera, Bandeirantes e D, Pedro I, além do Aeroporto Internacional de Viracopos”, disse.