Esta prevista para esta terça-feira (3) a votação no Senado de Projeto de Lei que visa proibir o fim de sacrifício de animais de rua como cães, gatos e aves, por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos similares.

As regras para o controle populacional de animais por casos de doenças infecciosas típicas de animais e que podem ser transmitidas para seres humanos e vice-versa estão previstas no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 17/2017. 

O objetivo é que práticas menos cruéis sejam adotadas pelos estabelecimentos públicos de controle de zoonoses para diminuir a população de animais de rua. Entre as sugestões de como fazer isso está a castração dos animais em localidades onde há superpopulação comprovada por estudo.

O sacrifício de um bichinho só será permitido se o animal tiver uma doença incurável que possa contaminar outros ou se transmitida para seres humanos. Será necessidade comprovação através de exame e justificativa por um laudo técnico.

Quem descumprir a lei, caso seja aprovada, poderá sofrer as punições constantes na Lei de Crimes Ambientais, a Lei 9.605, de 1998.

Com informação da Agência Brasil

Foto de mariamza