O Governo do Estado de São Paulo lança, no próximo sábado (29), o circuito Rota das Frutas, uma rota de cicloturismo com 75 km de extensão que integra o Projeto Ciclo Rotas São Paulo CCR e que passa pelos principais pontos históricos, turísticos e de lazer de Louveira, Vinhedo, Itatiba e Jundiaí.

O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (26) no Palácio dos Bandeirantes. A ideia é estimular o deslocamento seguro e sustentável da população, além de integrar quatro municípios de grande vocação para o turismo por meio de uma ciclorrota.

A ciclorrota tem quatro pontos de acesso, todos com banheiros, espaços para alimentação e áreas para o estacionamento seguro das bicicletas e dos automóveis que forem levar os ciclistas até lá. Todo o trajeto está sinalizado, no padrão internacional, monitorado com câmeras de segurança e também com assistência mecânica e de saúde. A nova ciclorrota propõe e cria oportunidades de novos empregos e novos negócios para toda a região.

O trajeto da Rota das Frutas passa por pontos turísticos como o Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, pela Estação Ferroviária, em Louveira, além de inúmeras propriedades frutíferas e comércios regionais. “Com toda a estrutura pensada para o turismo, as ciclorrotas acrescentam novas oportunidades de negócios e mais uma oportunidade de acesso à população, incluindo Serra Azul”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP.

O esforço de promover o turismo integrado ao ciclismo na região se soma a uma iniciativa do governo paulista de impulsionar o desenvolvimento turístico no interior do estado. “Continuamos focados em proporcionar mais segurança e novas experiências aos ciclistas que utilizam as rodovias administradas pela concessionária”, disse Fábio Russo, presidente da CCR.

Lançamento

O lançamento terá duas largadas promocionais com ciclistas da região, de diferentes níveis, que vão percorrer a trilha ou uma parte dela em grupos e de acordo com seus níveis de dificuldade. As saídas serão sempre no estacionamento do Paço Municipal de Jundiaí.

Às 7h sai o primeiro grupo, com ciclistas considerados experientes. Eles percorrerão os 75 quilômetros da rota no nível de dificuldade “desafiador”, que é o mais extremo da escala.

A partir das 9h30, acontecerá a saída de um segundo grupo de ciclistas que percorrerão uma rota de dificuldade “média”, com cerca de 8,7 quilômetros, passando por trechos da Rota das Frutas e por vias municipais dentro da cidade de Jundiaí.

Projeto Ciclo Rotas

O projeto desenvolvido em parceira do Grupo CCR com as prefeituras dos quatro municípios tem o objetivo de criar um percurso seguro, que passe por pontos turísticos, lugares históricos e de lazer das cidades, e que ofereça infraestrutura adequada para a circulação dos ciclistas. Com isso, a expectativa é de ampliar a capacidade de atração de visitantes da região, já conhecida pelo potencial na área de cicloturismo.

Louveira

Dos 75 km da rota, 11,2 km ficam em Louveira. Na cidade, a Rota das Frutas terá como ponto inicial a Estação Ferroviária, onde haverá sinalização, mapas e o Centro de Informações Turísticas para auxiliar os visitantes.

Na Estação Ferroviária também é possível encontrar uma estação de manutenção emergencial para bicicletas instalada pela Prefeitura, a chamada bike station. O Grupo CCR também vai instalar novas bike stations pela rota.

A Rota das Frutas faz parte do projeto Rota Intermunicipal do Cicloturismo do Governo do Estado, que contempla as 10 cidades que formam o Circuito das Frutas. A previsão é implementar 432 km de extensão em rotas, que já estão pré-mapeados em Louveira, Atibaia, Itupeva, Indaiatuba, Morungaba, Jarinu, Itatiba,Jundiaí, Valinhos e Vinhedo.

Serviço: Lançamento oficial

Local: Estacionamento do Paço Municipal Nova Jundiaí – Av. da Liberdade, S/N – Jardim Botânico, Jundiaí – SP

Data: 29 de janeiro

Horário: Das 6h às 12h30

Programação

6h – Confirmação de cadastro e apresentação de ciclo vacinal (protocolo obrigatório de saúde)

7h – Largada Primeiro Pelotão: Nível de dificuldade: Avançado (ciclistas experientes). Trecho de 75 km com 1.355 m de altimetria

8h – Abertura Vila do Ciclista

9h – Ato solene – Lançamento Rota das Frutas

9h30 – Largada Segundo Pelotão: Nível de dificuldade: Intermediário Trecho de 8,7 km com 197 m de altimetria

12h30 – Encerramento

Para entrada no evento, será obrigatório a apresentação do comprovante de inscrição.

CLIQUE AQUI para se inscrever.

Os interessados devem se inscrever, de forma gratuita, e participar do evento (inscrições limitadas).