Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que os casos de roubos e furtos em Louveira aumentaram em agosto em comparação com julho.

Foram quatro roubos no mês passado contra dois no mês anterior e 20 furtos em agosto, cinco a mais do que em julho. Já a ocorrência de furto de veículo, que não havia tido registros em julho, apresentou um caso em agosto.

A onda de violência tem preocupado os moradores de Louveira, já que diversos crimes vem se repetindo na cidade, sendo praticados inclusive durante o dia. Os números de roubos e furtos devem ser maiores ainda no próximo mês, ao menos é o que tem mostrado as últimas ocorrências. Uma loja no Centro de Louveira foi assaltada duas vezes em menos de 15 dias no início de setembro, a casa de um pré-candidato a vice-prefeito e o escritório da parceiro de chapa foram invadidos por bandidos que fizeram reféns durante um roubo e um banco também na região central sofreu uma tentativa de assalto, sendo impedida porque moradores do prédio perceberam o barulho e acionaram as forças policiais.

Tem comerciante que contabiliza o número de vezes que teve seu estabelecimento furtado.

“Já é a terceira vez que a farmácia foi invadida pelo mesmo rapaz, que sempre é solto. Ele vê o movimento e sempre age do mesmo jeito: levo os produtos das prateleiras. Olhamos pelas câmeras e vemos que é ele”, conta Lucas Eduardo Lima Pacheco, que trabalha em uma farmácia no bairro Santo Antônio.

Apesar das câmeras, os ladrões não se inibem e praticam diversos furtos e roubos até mesmo durante a luz do dia, como os assaltos mais recentes nas Lojas Americanas, que foi invadida duas vezes em menos de 15 dias. “Gostaria muito que reforçasse a segurança e redobrar o policiamento”, pede.

Outro comerciante da cidade relatou que teve sua loja furtada durante a noite e que precisou instalar alarme para evitar novos episódios como este. “A gente paga imposto e tem que pagar para ter segurança”, disse, pedindo para não ser identificado.

Nem só os comerciantes tem sentindo esta onde furtos e roubos. O proprietário de uma motocicleta Honda Titan teve seu veículo levado ‘facilmente’ pelos bandidos durante o dia. Estava estacionada em frente seu local de trabalho, no bairro Santo Antônio.

Índices menores

Roubo de carga e roubo de veículos tiveram índices menores em agosto no comparativo com julho. Apenas um veículo foi roubado no mês passado enquanto três foram levados no mês anterior. Os casos de estupro também diminuíram: de dois para um.

Os homicídios também caíram, sem registros em agosto, contra um caso de homicídio doloso e um culposo no trânsito, registrados em julho. Todos os dados podem ser consultados no site da Secretaria de Segurança Pública.