Quem sonha em cursar uma faculdade pública precisa ficar atento. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (15) e vão até o dia 18. Pode participar quem fez a última prova do Enem, cujas notas foram divulgadas no dia 9 de fevereiro.

Quem já concluiu o Ensino Médio e não tirou zero na redação, pode se inscrever sem custo através do site do Sisu. O resultado da chamada regular já sai no dia 22 de fevereiro. Quem ficar para a lista de espera terá de aguardar até o dia 10 de março para saber se foi contemplado com uma vaga.

A estudante Nathalia Dutra, de 22 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio pela terceira vez para tentar uma vaga em medicina. Ela comenta que o resultado final que obteve em 2022 foi parecido com o de edições anteriores. “Mas estou achando que a nota de corte neste ano será maior, especialmente na área de matemática”,  diz a estudante.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato pode escolher até duas opções de curso. Critérios como peso nas provas, reserva de vagas e nota de corte são variáveis que influenciam na obtenção da vaga. A nota de corte é variável e leva em consideração o desempenho dos estudantes que realizaram aquela edição da prova.

A consulta da quantidade de vagas por curso já está disponível no site do Sisu. Para o curso de medicina, por exemplo, são oferecidas oportunidades em 88 cursos, em diferentes estados do País. Não há cobrança de taxas para participar do Sisu. Para se inscrever o candidato precisa ter login no sistema gov.br.

 

Como posso usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser usada no SISU, no Prouni ou no Fies. Quem está atenta ao calendário é a estudante Bárbara Abrantes, de 19 anos. Ela já cursa pedagogia na UnB, entrou em 2021 pelo Programa de Avaliação Seriada, mas sonha em fazer design gráfico. Por isso, está de olho nas oportunidades que existem a partir do Enem 2022.

“Vou tentar uma vaga pelo Sisu no Instituto Federal, vou tentar a seleção da UnB e vou tentar o Prouni”, diz. O Prouni concede bolsas de 50% e 100% em instituições de ensino superior particulares. As inscrições para o programa vão de 22 a 25 de fevereiro.

Nathalia Dutra já cursa odontologia em uma universidade particular em Brasília. Ela conseguiu uma bolsa de 100% pelo ProUni por meio do resultado que obteve no Enem de 2020. Se passar no curso de medicina, terá de abandonar a odontologia, uma vez que não é permitido que o mesmo estudante seja beneficiário de mais de um programa de acesso ao ensino superior.

Para ter acesso ao Financiamento Estudantil, Fies, o estudante também precisa ter feito o Enem 2022. As inscrições serão de 8 a 11 de março. Instituições de Ensino Superior também oferecem oportunidades de descontos próprios com o resultado da nota do Enem.

Fonte: Brasil 61