Uma audiência pública será realizada na segunda-feira (16) em Campinas para tratar sobre o projeto do Trem InterCidades, que deve ligar Campinas e São Paulo. O evento será realizado na Prefeitura de Campinas e, na sequência, autoridades e imprensa farão o trajeto do TIC de Campinas a Jundiaí na Litorina e embarcarão no Serviço 710 da CPTM em Jundiaí, em uma simulação do traçado do Trem Intercidades. Além da audiência, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos deverá abrir o edital para consulta pública em seguida a fim de colher contribuições da sociedade.

A nova linha fará o trajeto entre Campinas e São Paulo em 75 minutos e terá preço competitivo com os ônibus intermunicipais, além de oferecer atrativos para maior conforto dos passageiros. A previsão é que pelo menos 60 mil passageiros por dia utilizarão o TIC São Paulo-Campinas, para uma população que beira os 27 milhões de pessoas considerando as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, além do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), que em breve se tornará a Região Metropolitana de Jundiaí.

Entre as obrigações contratuais da futura operadora do das obras do TIC e da Linha 7 estão a construção de 150 km de novas vias energizadas e sinalizadas, revitalização e reconstrução de outros 50 km para a via de carga entre Campinas e Jundiaí, construção de novas estações (Lapa e Água Branca), reconstrução das antigas estações de Vinhedo e Valinhos além de reforma de Louveira, Jundiaí e Barra Funda, neste caso para adequá-la a receber o TIC.

Fonte: Jornal de Jundiaí