As obras de implantação e troca de tubulação no sistema de distribuição de água tratada seguem nesta semana na região do setor Bandeirantes, em Louveira. A adequação, que entra na segunda de quatro etapas previstas, vai beneficiar 1.717 unidades consumidoras, entre residenciais, comerciais e industriais.

A obra de setorização prevê a instalação de uma nova tubulação, feita de polietileno de alta densidade, material que possui maior vida útil e resiste a condições intensas de pressão, o que reduz os riscos de problemas com vazamentos ou rompimentos.

Ao todo, 9.856 domicílios serão atendidos com a nova rede, o que equivale a cerca de 67% das mais de 14,8 mil ligações de água da cidade.

As obras estão orçadas em cerca de R$ 3,8 milhões, será realizada pela empresa Engecomse Materiais e Construções Ltda. O prazo para conclusão é de 24 meses.

Setorização

As obras tiveram início em janeiro e contam com uma readequação no sistema de distribuição de água tratada, permitindo manutenções nas redes sem que afete o abastecimento de outros bairros e a redução de perdas.

Atualmente, a Secretaria de Água e Esgoto opera com o índice de perdas de 33,84%. A meta é atingir 25% até o ano de 2025 com as obras iniciadas.

Cronograma

Os trabalhos serão realizados em quatros setores de abastecimento, abrangendo todo o sistema de água do município:

– Setor Sagrado Coração (2.013 domicílios) Bairros – Sagrado Coração de Jesus, Ponte Preta e Vila Pasti;

– Setor Bandeirantes (1.717 domicílios) Bairros – Jardim Bandeirantes, Vila Bossi, Nova Louveira, Parque dos Sabiás, Parque dos Estados, Jardim Niero e Centro;

– Setor Vera Cruz (2.214 domicílios) Bairros – Leitão e Jardim Vera Cruz;

– Setor 4.000m³ (3.912 domicílios) Bairros – Terra Nobre, Colina da Bela Vista e Residencial Reserva dos Vinhedos.