Alunos da rede pública de ensino de Louveira recebem a peça Ser Tão de Origem, com apresentações nos dias 02 e 14 de agosto.

O espetáculo SER TÃO DE ORIGEM foi inspirado na História de Jundiaí, que tem diferentes versões sobre sua fundação. Nos anos de 1600, Jundiaí (chamada de Mato Grosso de Jundiahy ou Sertão de Jundiahy) era uma área que hoje abrange dezenas de cidades, entre ela, Louveira.

Tábata Makowski, uma das idealizadoras do projeto e responsável pela dramaturgia explica que, “para este efeito ser maior, o texto não faz menção ao nome de nenhuma cidade; falamos apenas ‘cidade’ ou ‘terra’”.

Ao falar sobre a origem de uma cidade, o espetáculo faz refletir sobre o fato de que fundamos uma (nova) cidade a cada dia, a partir de nossas ideias, nossas lutas, nossas obras. Com textos poéticos e textos cômicos, referências históricas e histórias inventadas, reflexões profundas e muita música, o espetáculo pode ser visto por todos, dos mais jovens aos adultos.

Já Caroline Ungaro, parceira de Tábata na concepção do espetáculo teatral, acrescenta: “o que mais nos interessa nesta peça não é fazer uma reconstrução histórica da fundação de Jundiaí e nem uma homenagem nostálgica aos seus possíveis fundadores; mas, sim, propor um chamado para o presente e o futuro, para nos conscientizarmos sobre o fato de que fundamos/construímos uma (nova) cidade a cada dia, a partir de nossas propostas, nossas lutas, nossas obras”.

 

SOBRE O PROJETO

O projeto “Apresentações do espetáculo teatral SER TÃO DE ORIGEM” está sendo realizado através da Lei de Incentivo à Cultura e com patrocínio da CCR-Autoban.

O projeto recebeu o patrocínio da CCR-Autoban depois de ser selecionado no 3º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais.

O projeto irá realizar 20 apresentações da peça SER TÃO DE ORIGEM, disponibilizando ingressos e transporte gratuitos para alunos de escolas públicas de Itupeva Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista irem ao espetáculo.

Serão 7300 espectadores contemplados com o projeto, sendo 6205 alunos e professores de escolas públicas. As apresentações acontecerão sempre às quartas-feiras, de agosto a outubro a de 2019.