Louveira vai celebrar 56 anos de emancipação no próximo domingo, dia 21 de março. Este ano, devido à pandemia de coronavírus, foi preciso inovar para celebrar a data e, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à covid-19, a Secretaria de Cultura e Eventos do município preparou uma série de atividades como a exibição de vídeos de artistas da cidade, intervenções culturais e iluminação especial em um dos principais pontos turísticos do município: a Estação Ferroviária.

Chamada de “Louveira 56”, a celebração terá início no sábado, dia 20, às 19h, quando a Estação Ferroviária será iluminada de azul. Além de ser uma das principais cores da bandeira do município, a tonalidade também foi escolhida – de acordo com a Secretaria da Cultura –por remeter aos sentimentos de fé e esperança. “É uma forma de homenagearmos as vítimas da covid-19”, afirma o secretário da pasta, Felipe Hass. A iluminação será realizada diariamente até o domingo de Páscoa, celebrado em 4 de abril.

Também na Estação Ferroviária, uma escultura interativa feita com materiais reutilizados, como tubos de papel e pneus, será instalada durante o final de semana. A obra une dois elementos símbolos da cidade: a árvore Louveira e a tradicional uva, em representação lúdica com as cores da bandeira municipal. O monumento foi criado coletivamente pelos cenógrafos Aila Nogueira, Vitória Paiva e Vinicius Góes Ribela, residentes na cidade. A obra poderá ser visitada espontaneamente pelo público, conforme as orientações de circulação e prevenção vigentes.

No domingo pela manhã, os tapumes de obras instalados na Av. José Niero, no Centro, receberão aplicação de cartazes artísticos comemorativos. Conhecida como “lambe-lambe”, a técnica é amplamente difundida em todo o mundo.

Realizada pelo grupo Coletivo Abertamente, de Louveira, a intervenção artística reúne cartazes sobre o aniversário da cidade, mensagens de prevenção à covid-19 e ainda realiza, por meio da reprodução de poemas, uma homenagem ao agitador cultural louveirense José Ademir Tasso. Os cartazes também serão aplicados em outros dois pontos na região do bairro Santo Antônio.

Também a partir de domingo, estarão disponíveis no canal do Youtube da Prefeitura de Louveira a série de vídeos #EuFaçoCultura. Realizada através do Edital nº 001/2021, publicado no começo deste ano em caráter de apoio emergencial aos profissionais, a série tem como objetivo promover o trabalho de aproximadamente 50 artistas e fazedores culturais da cidade neste momento tão sensível. “Essas pessoas são a cara da Cultura de Louveira. Nos vídeos, os participantes comentam brevemente sobre suas trajetórias profissionais e deixam mensagens inspiradoras para o município”, ressalta Felipe Hass. Os vídeos também serão divulgados no decorrer dos meses de março e abril nas redes sociais da Prefeitura de Louveira (Facebook e Instagram).

Para ver os vídeos a partir deste final de semana: https://www.youtube.com/channel/UC4m-JmP_h5W5M9t3azVLTcw.

Todas as atividades são virtuais, simbólicas e não promovem ou estimulam a aglomeração de pessoas.

(Obs: A imagem que ilustra o material foi feita pelo fotógrafo Jasso em 2019 e faz parte do acervo da Prefeitura de Louveira)