Ao montar a lancheira, é importante escolher opções mais saudáveis e coloridas. Em relação às porções, a quantidade deve ser a mesma que a criança come em casa, para que não fique sobrecarregada e tenha energia para se concentrar nas tarefas.
A dona de casa, Vitória Padilha, conta que começou a enviar frutas para o filho. “no começo mandava muitas coisas prontas e industrializadas, por ser mais fácil. Acabei percebendo que isso não ajuda na saúde e comecei a incluir coisas mais saudáveis”, explica.
Um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas, garante o um bom funcionamento do metabolismo, digestão e absorção dos nutrientes. Eles devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.
Para a nutricionista Sizele Rodrigues, os lanches intermediários da manhã e tarde, devem suprir de 10% a 15 % das necessidades nutricionais diárias, variando conforme o consumo alimentar nas demais refeições principais. “É importante também incluir uma garrafa de água para que a criança possa consumir durante a aula, garantindo a necessária hidratação”, diz.
Com a finalidade de ajudar os pais nessa tarefa e garantir uma alimentação saudável e nutritiva para as crianças, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, criou o livro “Alimentação Escolar – promovendo a saúde do futuro”, gratuito para download, com receitas saborosas e diversificadas.
Confira 15 dicas de como montar uma lancheira saudável e deliciosa:
1. Substitua alimentos industrializados por alimentos integrais e com menos teor de sal e açúcar;
2. No lugar do néctar de fruta opte por iogurte com geleia;
3. No lugar de bolacha recheada escolha cookies integrais;
4. Para fazer sucos naturais escolha frutas com maior tempo de oxidação: manga, abacaxi, goiaba, maracujá e acerola;
5. Faça o suco no horário mais próximo de a criança ir para a escola;
6. Misture frutas doces com cítricas para que não precise colocar açúcar;
7. Se não der para fazer o suco natural, escolha líquidos como: chás, sucos de caixinha sem açúcar ou conservantes, água de coco e até mesmo água comum;
8. Na hora de colocar frutas na lancheira, diversifique com melancia, melão, manga, uva etc;
9. Lave bem as frutas antes de colocar na lancheira;
10. Para que não oxide muito rápido, corte a fruta em gomos e envolva-os em plástico filme;
11. Sempre varie no corte das frutas para que a criança se interesse em comer;
12. Coloque uma fonte de carboidrato: pão, biscoito, torta, bolo etc (optar por integrais e caseiros);
13. Coloque uma fonte de proteína: queijo, iogurte, atum ou frango (como recheio para tortas e lanches);
14. Cuidado com os industrializados, olhe a rotulagem antes de comprar e evite os que tenham como primeiro ingrediente sal, açúcar e gordura;
15. Em vez de comprar batata frita ou bolacha recheada. Prefira cookies integrais e mix de castanhas, que são mais saudáveis.
Informações: SP Notícias
Foto: Gov BR