O aplicativo “Remédio Agora”, lançado pelo Governo do Estado no segundo semestre de 2019, permite aos pacientes agendar data e hora para retirar os produtos nas Farmácias de Medicamento Especializado, conhecidas popularmente como farmácias de alto custo.
Com o sistema, o usuário pode programar a ida à farmácia, selecionar os remédios que utiliza e marcar data e horário viáveis para retirá-los. Ao chegar à farmácia, basta clicar no botão digital “cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença.
“Por meio do aplicativo, a pessoa se cadastra rapidamente e consegue escolher data e hora da retirada do medicamento. Por georrefenciamento, o aplicativo avisa quando chegar e fica separado para o paciente retirar”, explica o coordenador de inovação digital da Secretaria de Estado da Saúde, Joel Formiga.
Confirmações
Também é possível fazer a confirmação por meio de totens nas próprias farmácias. O aplicativo permite o acesso à unidade em que o paciente retira seus medicamentos. Pais ou responsáveis também poderão utilizar o app, desde que tenham autorização formal dos pacientes.
O “Remédio Agora” também permite o agendamento da renovação do pedido para obtenção do remédio. Desse modo, o usuário poderá cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais, exames e receita atualizada para a nova solicitação.
“Meu horário estava marcado para 13h50 e, cinco minutos depois, eu já estou indo embora. Faz três meses que repito essa operação e sempre, em cinco minutos, recebo meu medicamento”, salienta a radialista Andrea Rocha.
“Desde agosto, quando o começou a funcionar o app, em dez minutos, no máximo, venho sendo atendida, sem problema algum”, ressalta a nutricionista Monica Agostino.
Vantagens
Pelo sistema, não é mais preciso a ida até à farmácia para saber se o remédio está disponível. Caso haja indisponibilidade momentânea, o paciente agendado será informado por meio de notificação com antecedência de 48 horas e poderá reagendar a retirada para outra ocasião.
“Trata-se de uma mudança de processo que passa pela comunicação e engajamento do paciente, com vantagens tanto para o cidadão quanto para as equipes das farmácias e a gestão, otimizando a assistência e a saúde pública, de modo geral”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.
Vale destacar que o aplicativo foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Duosystem, especializada em inteligência e inovação e saúde, em parceria com a Prodesp, a empresa de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo.
Como usar
O app está disponível na Google Play para instalação em smartphones com sistema Android e em breve será possível fazer o download na App Store, para quem utiliza iOS. É necessário ter acesso à internet para utilizá-lo.
Depois de instalar o aplicativo, a pessoa deve cadastrar dados pessoais, como número do cartão SUS, data de nascimento e e-mail (não é obrigatório). É preciso que o paciente já tenha feito uma primeira retirada na farmácia, pois o cadastro também requer o código do Recibo de Dispensação do Medicamento (número localizado no canto inferior direito do documento entregue na unidade).
O cidadão deverá criar uma senha. O app consulta a data do último comparecimento. O agendamento deve ser feito em data no intervalo de 30 dias para retorno, com uma margem de até três dias antes e três dias depois, para que o paciente possa manter a regularidade do tratamento.
Fonte: SP Notícia
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