A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, anuncia mais uma edição do Cultura na Estação, desta vez, em parceria com o Circuito SESC de Artes. O evento acontece no próximo sábado (20) na Estação Ferroviária de Louveira, localizada na Rua 21 de Março, Vila Pasti. Com início a partir das 16h e duração até às 20h, a edição especial contará com food trucks e diversas atividades para entreter toda a família.

Confira a Programação:

Cinema de realidade virtual: Com o curta-metragem ‘A linha’ (2019), dirigido pelo brasileiro Ricardo Laganaro e premiado com um Leão no Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália. Um equipamento especial permite ao público interagir com a maquete utilizada como cenário do filme, numa experiência participativa com realidade virtual.

Espetáculo de variedades circenses: ‘Varieté Ninguna Costilla’, que estreou na Argentina e chegou ao Brasil mantendo a característica de ocupar o palco com mulheres e gêneros dissidentes. As sete artistas do elenco atual da Cia. NC, mostram cenas coletivas concebidas para as apresentações e números individuais de malabares, acrobacia e palhaçaria.

Espetáculo de dança: A capoeira, praticada desde cedo pelos integrantes do Núcleo Iêê, serve como fio condutor do espetáculo ‘NumCorre’, que também engloba as vivências periféricas como base das construções cênicas. O trabalho propõe uma apresentação que compara e conecta o paradoxo entre a correria infantil e o “corre” do adulto. Por este trabalho, o grupo foi indicado em duas categorias do Prêmio APCA de Dança em 2023.

Entre uma atração e outra, quem comanda as pickups para manter a animação do público é o DJ Lucas Barata, que já tocou ao lado de Gal Costa (1945-2022), João Bosco, Hermeto Paschoal e Banda Black Rio.

Na programação de literatura, livros artesanais em tamanho grande ajudam a despertar o interesse do público na mediação da leitura ‘Costurando Memórias’, comandada por Manoel Francisco Filho e Daniela Lopes Francisco da Cia. No Caminho do Sol. Com narrativas autorais, as obras abordam temáticas folclóricas e reflexivas, tomando como ponto de partida o olhar afrocentrado, desconstruindo estereótipos e favorecendo a diversidade.

Além disso, ainda na programação de literatura, com a vivência ‘Histórias da Gaveta’, os atores Caio Merseguel e Yuri de Francco da Cia. Teatro InComum, dão vida aos personagens Guarda-Pó e Tira-Poeira, que circulam com um móvel cheio de gavetas de onde saem diferentes narrativas, trava-línguas, adivinhas, músicas e até perfume. Em interações divertidas, a dupla convida o público a abrir as gavetinhas e descobrir histórias prontas para serem compartilhadas.

A Prefeitura de Louveira visa investir cada vez mais na cultura, pois as artes em geral desempenham um papel fundamental na identidade de uma cidade, através delas é possível unir comunidades, além de celebrar a diversidade e expressão de tradições locais e globais. Portanto, investir na cultura é investir no desenvolvimento sustentável e no bem-estar que enriquece a vida diária de cada cidadão.