O número de casos de dengue em Louveira já é 47 vezes maior em 2019 em comparação com 2018. No ano passado, apenas 2 pessoas tiveram a doença na cidade mas neste ano, até o mês de outubro, foram registrados 95 casos da dengue contraídos em Louveira.

Já os casos chamados ‘importados’, quando a pessoa é moradora do município mas contraiu a doença em outra cidade, não tiveram registro em 2018 e neste ano já foram 14 pacientes infectados com o vírus da dengue desta maneira. Os números da dengue em Louveira estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O governo do Estado de São Paulo está incentivando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em uma campanha que será realizada até o sábado, dia 7. Trata-se da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti. A ação busca engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas em controlar a proliferação do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus.

As iniciativas coletivas incluem arrastões, limpezas e eliminação de criadouros, além de distribuição de materiais informativos para a população. Nesse período, a Secretaria da Saúde do Estado pede a colaboração de todos.

“Estamos trabalhando de forma articulada, em parceria com outras secretarias e órgãos do Governo do Estado, e com os gestores municipais, para combater o Aedes e as doenças que ele transmite, bem como garantir a devida assistência aos pacientes com casos suspeitos de dengue e demais arboviroses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“Contamos com o imprescindível apoio da população, no sentido de contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, uma vez que 80% dos focos são localizados dentro das residências”, completa o secretário.

Conforme diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalho de campo para enfrentamento ao mosquito é responsabilidade dos municípios. O Governo do Estado dá suporte no diagnóstico (por meio do Instituto Adolfo Lutz) e em ações de treinamento e monitoramento.

Como evitar a dengue

A principal forma de evitar a dengue é impedindo que o mosquito se prolifere. Para isso é preciso:

  • deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
  • retirar dos quintais objetos que acumulam água, como garrafas, potes, pneus, entre outros;
  • evitar acúmulo de água em bandejas de equipamentos como ar condicionado e geladeira;
  • cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
  • eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso;
  • descartar pneus usados em postos de coleta adequados.