Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) terá sua primeira prova neste domingo, dia 03, e é momento de se preparar.

Alunos da cursinho Focus contam como estão se preparando. “Tem muito para estudar mas estou focando no que é mais importante no momento”, conta Monike Melo, de 23 anos, que tem como plano prestar vestibular para área de administração e estudar fora do Brasil.

A estratégia usada por Joana Aquino, de 18 anos, é a mesma: “Nesta semana o foco é em humanas e na segunda prova, na próxima semana, é a vez de estudar exatas”. A jovem estudante quer passar para a faculdade de Dança.

Apesar do planejamento, as duas alunas, que prestam o Enem pela terceira vez, confessam que estão ficando cada mais ansiosas conforme chega mais próximo à data de ter seu conhecimento testado.

Apoio para ter calma

Pensando nesta pressão que é ser vestibulando, o cursinho Focus, que é realizado pela Associação Paideia e Prefeitura, oferece um trabalho de escuta terapêutica. Quem realiza esta atividade é Lauro Escaño, que aconselha: “Na hora de ser testado, da pressão, é preciso manter a calma. Para isso recomendo: não brigue com a prova. Trate-a bem. Leia tudo, busque compreender e vá resolvendo, respondendo as questões”.

Além de estudar muito, descansar e tirar as pressões dos pensamentos é também uma boa estratégia. “Nada de estudar até de madrugada dias antes da prova. É preciso estar descansado. E pense que se não der certo agora, logo logo tem mais um teste e você tenta de novo”, incentiva Lauro Escaño.

Bons resultados

Este método de apoiar os estudantes é o que tem feito os jovens do cursinho Focus terem bons resultados. Em 2008, uma aluna do Focus conquistou a maior nota do Enem no Brasil. “Aqui os professores são todos muito bem qualificados e pensamos no apoio total aos estudantes, que recebem ensino de qualidade”, conta Ana Sílvia Giacomelli, coordenadora do Focus Pré-vestibular e idealizadora deste projeto.

Ana Sílvia ministrou aulas em escolas públicas e via a necessidade de auxiliar os jovens estudantes a desenvolverem seus talentos e potenciais. “Eles nem pensavam na possibilidade de prestar vestibular e cursar uma universidade. Via muita gente brilhante mas sem condições de estudar”, foi então que surgiu o cursinho, há 14 anos. O projeto é totalmente gratuito e atende alunos da rede pública ou bolsistas de escolas particulares.

 

Reportagem e foto: Acontece Louveira