Escola Nacional de Defesas do Consumidor abriu as inscrições para os cursos de Educação Financeira, Introdução à Defesa do Consumidor e Elaboração de Projetos e Execução de Convênios. Até o dia 27 de maio, os interessados poderão participar do processo de seleção para as aulas que acontecerão entre os dias 4 de junho e 1º de julho. As capacitações, oferecidas pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, são gratuitos e certificados pela Universidade de Brasília (UnB).
Para realizar a inscrição, é necessário fazer um cadastro no portal para acessar a área restrita, onde são apresentados os cursos que estão disponíveis. (Veja aqui o manual). No ambiente, o candidato poderá escolher a opção para participar do processo seletivo. O resultado será publicado no dia 28 de maio. Divididos em módulos, os cursos são na modalidade ensino a distância. Cada curso tem 3 mil vagas, com 20 horas e duração de 4 semanas.
Clique para conferir as ementas e faça a sua opção:
Educação Financeira para Consumidores
Curso 1 – “Planejar para realizar sonhos”
Curso 2 – “Dominando Emoções e criando novos hábitos”
Curso 3 – “Inteligência financeira: saia do sufoco”
Os três cursos fazem parte de uma série que tem como objetivo dar noções básicas para equilibrar a finanças, planejar, organizar orçamentos, com explicações sobre cálculo de percentagem, juros e utilizar a calculadora cidadão. Além disso, dão dicas sobre o gerenciamento das emoções e estratégias para fazer planejamentos adequados ao orçamento disponível.
Introdução à Defesa do Consumidor
A proposta deste curso é abordar desde o surgimento da proteção ao consumidor no Brasil, definições sobre o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e a atuação dos órgãos.
Elaboração de Projetos e Execução de Convênios
Neste curso, os alunos aprenderão a identificar os principais conceitos e atores relacionados às transferências voluntárias de recursos da União, além de se capacitarem para desenvolver o processo de estudo de viabilidade de projetos, com estruturação de planos de Trabalho, a identificar os critérios para a análise, seleção e formalização de propostas junto a Secretaria Nacional do Consumidor e ao Fundo de Direitos Difusos, entre outros.
SERVIÇO:
Escola Nacional do Consumidor
https://www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional/endc
Inscrições: até 27 de maio
Resultados: 28 de maio
Período de realização dos cursos: 4 de junho a 1º de julho
Fonte: Ministério da Justiça