A programação da Semana do Meio Ambiente em Louveira segue neste sábado (04) com Quarta Feira da Sustentabilidade. A quarta edição da feira vai contar com uma série de atrações para a população:

– Barracas de alimentação
– Venda de hortaliças orgânicas
– Venda de suculentas
– Brechó
– Jogos sustentáveis (feitos a partir de materiais recicláveis), como jogo da velha, confecção de balangandã e entre outros.
– Meditação em grupos: um às 10h e outro às 11h.

Local: Estação Ferroviária. Rua 21 de Março, 35 – Bairro Vila Pasti.
Horário: 9h às 13h.

No domingo (5) está marcada a 1ª Caminhada Ecológica do Projeto Tabarana, atividade em conjunto com a Secretaria de Saúde para o Dia Mundial da Conscientização da Obesidade Mórbida Infantil (3 de junho). As crianças são convidadas a participar. A Secretaria de Esportes terá professores no local para aulas de alongamento. Os organizadores pedem que, se possível, os moradores venham vestidos com camiseta verde. A caminhada começa às 8h na Praça da Bica e vai passar pela Avenida Ricieri Chiqueto e Estrada Hugo Picchi, retornando para o ponto de partida. Tempo estimado: 2h30.

Concentração: Praça da Bica. Rua Anderson Marques S/Nº – Bairro Santo Antônio.

A programação segue na segunda-feira (6) com uma palestra sobre reciclagem para os integrantes do CCI (Centro de Convivência do Idoso), na Área de Lazer do Trabalhador, a partir de 14h50. Na terça (7), dia de encerramento, acontece uma formação colaborativa para professores da Rede Municipal e colaboradores das Secretarias de Assistência Social e Saúde. Será no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura em três turmas diferentes: 9h30 às 11h30, 13h às 15h e 18h30 às 20h30.

Informações: Em caso de dúvidas ou para maiores informações, entre em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental: (19) 3878-9902.

Conferência do Clima é realizada em Louveira

A primeira atividade da Semana do Meio Ambiente em Louveira começou no dia 02 com a 1ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos. O evento foi realizado na Fazenda Santo e reuniu representantes de Louveira, Vinhedo, Itatiba, Itupeva e Jundiaí, além do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Consórcio PCJ, Orizon Valorização de Resíduos, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Associação Mata Ciliar.

O objetivo principal do encontro foi estabelecer ações conjuntas para adaptação às mudanças climáticas e discutir projetos futuros relacionados ao meio ambiente na região.

Louveira

A primeira palestra do evento teve o tema “Crise Climática: Cenários e Tendências” e foi conduzida pela assessora da presidência da CETESB Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer.
“É essencial e estratégico que os municípios reflitam, pensem e intensifiquem a execução de projetos na área ambiental. Essa conferência é uma realização muito marcante, um intercâmbio de ideias que alimenta as boas ações”, disse Josilene.

A segunda palestra foi do pesquisador do IAC Afonso Peche Filho e teve o tema “Diretrizes para Requalificação Ambiental da Região”. Nela, ele falou sobre a criação de um corredor florístico e faunístico, formado entre os municípios participantes com objetivo de ampliar a massa de vegetação arbórea regional com foco na adaptação às mudanças climáticas, promovendo o enriquecimento biológico e a conexão entre fragmentos florais, além do abrigo da fauna silvestre, garantindo a circulação, a dessedentação e a disponibilidade de alimento. O andamento do projeto será discutido nas conferências seguintes. A próxima deve acontecer Jundiaí.

Estiveram presentes a secretária de Gestão Ambiental de Louveira, Rose Celidonio, o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Jundiaí, Sinésio Scarabello Filho, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba, Gustavo Cosenza de Almeida Franco, o secretário-adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente de Itupeva, José Antônio Nantes, e a representante da Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo, Lívia Rocha.