O novo programa Rede Hospitalar Louveira foi anunciado pela Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, e a Santa Casa de Louveira, e traz o projeto de construção de um novo Hospital no Santo Antônio e, também, uma reestruturação do atendimento hospitalar na cidade com mais atendimentos, consequentemente, na Santa Casa de Louveira. A Rede Hospital Louveira, que passará a ser composta pela Santa Casa e o Hospital Santo Antônio, integram um sistema hospitalar na cidade que oferecem atendimento pelo SUS à população, para casos de baixa e média complexidade, complementar aos serviços de alta complexidade gerenciados pelo Estado em hospitais da região. É um dos investimentos mais completos de Saúde em Louveira, com aumento no número de médicos, de especialidades, atendimento de urgência e emergência, incluindo mais espaços e atendimentos na Santa Casa e um novo Hospital na região do Santo Antônio, com atendimentos diferenciados para Adulto e Infantil.

“É um marco para a população louveirense. Desde o início do nosso mandato, temos trabalhado de forma intensa, mesmo durante as fases mais críticas da Pandemia, para reestruturar o atendimento das Unidades Básicas de Saúde e, assim, ampliar em qualidade, eficiência e atendimento a quem precisa de atendimento na cidade. Avançamos em atender a demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias eletivas. Ampliamos a oferta de exames em mais de 140%. Aumentamos em 33% o número de novas especialidades, com mais médicos. Aumentamos a oferta de consultas com divulgações semanais das agendas disponíveis nas Unidades de Saúde. Implantamos o programa Remédio em Casa, com conforto e segurança para a entrega dos medicamentos nas casas dos pacientes. E agora, ao mesmo tempo em que mantemos este parâmetro de investimentos e avanços, anunciamos o Programa Rede Hospitalar Louveira com investimentos num novo Hospital para a região do Santo Antônio e na ampliação de atendimentos para a Santa Casa, com olhar para a ampliação dos serviços de Saúde à população louveirense”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

O Novo Hospital no Santo Antônio será implantado onde hoje funciona o PA Santo Antônio. Em planta, que será apresentada durante o anúncio, é possível observar que o Hospital contempla atendimentos diferenciados, com entradas separadas, para público adulto e infantil, com total estrutura contendo setor de triagem, salas de observação e atendimentos de emergência, sala de curativos, farmácia, consultórios, leitos, enfim, uma estrutura completa para atender casos de baixa complexidade e, dentro da Rede Hospital Louveira, apto para encaminhar pacientes atendidos que exijam média complexidade para a Santa Casa e, nos casos de alta, para hospitais da região e do Estado, via sistema CROSS – de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde.

“O Novo Hospital no Santo Antônio permite que mais pessoas com situações de baixa complexidade sejam atendidas na região do bairro, sem a necessidade de se deslocar para o Centro, evitando transtornos e levando menos tempo para ser atendido. Ter uma entrada separada para o público infantil é uma estratégia para a criança se sentir mais acolhida naquele momento delicado. Toda a estrutura do hospital vai contar com todas as ferramentas e equipamentos necessários para atender esse nível de casos”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

“Com o novo Programa Rede Hospitalar Louveira, que traz o Novo Hospital do Santo Antônio, a Santa Casa passa a ter um maior foco nos casos de média complexidade, ampliando a capacidade de atendimento desse nível, visto que, casos de baixa complexidade do bairro Santo Antônio serão em maior parte atendidos pelo o Novo Hospital. Os pacientes que exijam alta complexidade vamos continuar encaminhando para outras unidades da Região e do Estado”, disse a superintendente da Santa Casa, Natália Teixeira.

Ainda dentro do Pacote de investimentos em Saúde em Louveira, na sexta-feira, 31 de março às 9h, haverá a entrega do Centro de Referência do Autismo, que está localizado no piso térreo do Centro de Reabilitação, no Jardim Vera Cruz, 400. O espaço vai contar com uma nova disposição das salas para atendimento, consultórios e banheiros adaptados. O objetivo é prestar apoio, suporte e atendimento para as pessoas com autismo juntamente com as suas famílias.