Olá! Hoje vamos responder essa pergunta tão comum e ajudar os pais e mães indecisos. E também aqueles que acham que é “tarde demais” para começar.

Não. Não existe uma idade certa para começar a estudar Inglês. A verdade é que temos muitas opções e é você quem decide o momento certo para você ou seus filhos.

Vamos dividir nossa conversa hoje em duas etapas:

Parte 1 – Crianças e adolescentes

É muito cedo para começar a estudar inglês?

Confesso que essa é uma decisão bastante pessoal, então não tenho a pretensão de dizer o que você como pai ou mãe deve fazer. Mas posso dizer que a escolha tem muito a ver com o perfil do seu filho ou filha, suas possibilidades financeiras , seu tempo e as atividades que esta criança ou adolescente já desenvolve.

O primeiro ponto a analisar é: quem vai levar e buscar seu filho? Avalie se neste momento um curso cabe na sua rotina. Em seguida, avalie se esta criança ou adolescente já não tem muitas atividades na agenda. Ela faz aula de canto? Ele joga basquete? Fazem aula de dança ou artes marciais? Têm compromissos religiosos? Algum outro curso além da escola? E a escola, é período integral ou meio período?

Por mais importante que o Inglês seja (e sabemos que é), lembre-se que seu filho ou filha tem que dar prioridade à escola e ter tempo tanto para os deveres de casa e estudos, quanto um tempo livre para brincar ou ouvir música, por exemplo.

Após esta análise, pense que temos dois lados:

  • Se seu filho começa cedo, vai fazer curso por uns 10 anos, pois só podemos ensinar acompanhando o nível dele na língua portugesa. Não tem como ensinar verbos no passado para uma criança de 2 anos, certo?
  • Se colocar sua filha em um curso aos 14 anos, em 2 a 5 anos (dependendo da metodologia e escola escolhidos), ela já vai ser fluente.

Então, tudo vai depender do que você considera necessário para seu filho aliado ao que você e ele podem fazer.

Parte 2 – Adultos

É muito tarde para começar ou para voltar a estudar?

Não, queridos. Nunca é!  Simples assim.

E esqueça o mito de que crianças aprendem melhor ou mais rápido. Todo mundo pode aprender, cada um tem um ritmo particular. Sem contar que quando adulto, você tem objetivos e um foco maior para o aprendizado. Siga em frente! E conte com esta colunista se precisar.

Na próxima semana, vamos falar sobre como escolher o melhor curso para você ou seus filhos. Fiquem a vontade para mandar dúvidas ou sugestões. See you next week!

Texto de Natália P. Gerciano [email protected]
Foto de Free-Photos

Veja mais notícias:

INGLÊS E PROFISSÃO: AFINAL, EU PRECISO MESMO APRENDER INGLÊS?

CURSOS GRATUITOS PROFISSIONALIZANTES TEM VAGAS ABERTAS

PERDA TOTAL OU EM PARTE DA RENDA MENSAL JÁ ATINGIU 40% DOS BRASILEIROS

LOUVEIRA TEM QUEDA DE 39% EM ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS EM ABRIL