Reconquistar espaço no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos três primeiros meses do ano. Segundo a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professora Máyra Ferreira Candido Monteiro de Castro, esse período é marcado pela busca de empresas que estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.

“Os candidatos precisam estar preparados para oportunidades que podem surgir com o início de 2023. Profissionais que estão parados, mas possuem experiência, podem aproveitar o primeiro trimestre para recolocação no mercado”, afirma a docente. “Para se destacar em processos de seleção não há nenhum truque de mágica, porém, dicas simples podem ser promissoras na disputa por uma vaga”, acredita.

A professora selecionou cinco pontos a serem levados em consideração antes de pleitear um novo emprego:

Fique on-line!
Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao métier e atualizar as redes sociais de perfil profissional. “O meio on-line pode ser utilizado como cartão profissional para quem quer voltar a trabalhar”, afirma.

Leia notícias!
As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor maneira de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação. “É importante criar o hábito de jornais e portais de notícias, pelo menos três ou quatro vezes por semana, para estar sempre atualizado”, recomenda o especialista.

Prepare o currículo!
“As informações sobre a trajetória profissional devem ser apresentadas de forma a valorizar a história de cada um”, pontua a coordenadora. “Uma estratégia interessante é priorizar dados pessoais com objetividade e reservar um espaço para descrever a evolução em experiências de trabalho e educação”, completa.

Valorize contatos!
Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. “É válido estabelecer uma conexão com outros profissionais da mesma área e criar uma rede de contatos, com aproximação e bom senso”, reflete a docente. “Uma indicação importante pode ser a porta de entrada para um processo de contratação”, completa.

Seja confiante!
A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. “Autoconhecimento é importante para acreditar no próprio potencial, no aspecto profissional e pessoal. Valorizar a sua reputação, destacar as suas habilidades e sonhos com humildade e confiança é necessário para ser bem recebido por empresas”, afirma.