O bairro Monterrey está sendo local para a realização do curso de panificação do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Projeto Saber. São cerca de 20 alunos que serão qualificados nesta terça (8) e quarta-feira (9).

Entre os inscritos, estão pessoas que querem simplesmente adquirir um novo tipo de conhecimento e as que tem interesses profissionais, como Ana Carolina Cologni, que trabalha com bolos para festas e faz curso técnico de cozinha, mas viu nas aulas no Monterrey uma chance de agilizar seu conhecimento e poder aumentar sua renda.

“Sou apaixonada por cozinhar e quero aprender mais. Como tenho filho pequeno, trabalhar de casa é uma boa opção e agora quero fazer pão para vender”, planeja, contado que nas primeiras horas de aulas já recebeu toques importantes do professor.

Já entre os alunos que querem apenas saber mais, está Aparecida Tiezzi, que gosta de fazer pão em casa e em breve fará com mais técnica. “Já aprendi sobre a mistura da massa, que tem a maneira certa de fazer e que eu não sabia”, contou já em sua primeira aula.

Quem também está animada por mais conhecimento é Célia Otero Paz, que veio junto com o esposo Aginaldo Santana Ribeiro. “Quero aprender mais. Já descobri mais sobre o crescimento da massa e agora vou fazer direito em casa”, contou, pouco antes do professor dar dicas valiosas sobre a quantidade correta de trigo que deve ser usada.

“Explico sobre os ingredientes, sobre a textura da massa, fermentação. Com o curso de panificação, os alunos entendem o que estão fazendo, não apenas seguem a receita”, diz o professor Francisco Jorge Pely, que também é engenheiro agrônomo.

Mais cursos

Enquanto isso, o marido Aginaldo literalmente colocava a mão na massa. “Estou me aposentando e quero aproveitar para aprender mais. Já faço o curso de computação e temos que prestigiar as oportunidades que chegam ao bairro”, considerou.

Oportunidades estas que são trazidas pelo Projeto Saber, fundado por Dejair Aparecido dos Reis. Além do curso de panificação, o bairro Monterrey também recebe o programa Jovem Agricultor do Futuro e o de alfabetização de adultos, realizados em parceria com SENAR.

Mas Dejair também organiza os cursos de Informática, Inglês, Reforço Escolar e diversos cursos profissionalizantes. “A prosperidade só vem através do conhecimento. Poder ser uma ponte para trazer educação e uma fonte de renda para as famílias é uma forma de retribuir tudo que recebi até agora”, diz ele, lembrando que sempre trabalhou com projetos sociais.

Apoio ao Projeto

Frente à empolgação dos alunos deste primeiro curso de panificação, Dejair diz já estar pensando nos próximos. “O Projeto Saber deve em breve ter um espaço, uma sede. Hoje realizamos uma parte das atividades em minha casa e uma parte no salão cedido pela Igreja”, explica.

A Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus abre suas portas toda noite para as aulas de alfabetização de adultos e ofereceu sua cozinha nestes dois dias do curso de panificação. “Este é um espaço da comunidade. É uma troca: a população sempre participa de nossos eventos beneficentes e é nossa forma de abrigar uma atividade que ajuda as pessoas”, considera Fernanda Oliveira, que é da Comunidade Santa Terezinha.

Mas as atividades do Projeto Saber em parceria com SENAR devem ser levadas para outros bairros. Ao menos este é o compromisso assumido pelo vereador Luiz Rosa, que esteve na primeira aula do curso de panificação.