A hora de adquirir ou alugar um imóvel – novo ou seminovo – é sempre um desafio. Devemos estar atentos a diversos pontos da estrutura da casa ou apartamento antes de fechar o negócio, sendo a instalação hidráulica um dos mais importantes. Parece ser algo simples, mas caso o encanamento não esteja em bom estado, ele pode se tornar fonte de muita dor de cabeça no futuro.

Thiago Thiesen, gerente de Produtos da Amanco Wavin, marca comercial da Orbia, e uma das maiores empresas mundiais de tubos e conexões, dá dicas do que observar para garantir que o encanamento do imóvel esteja em bom estado:
Torneiras e Ralos: Abra torneiras e verifique a cor da água. Se estiver clara, é sinal de que os canos estão em bom estado, sem ferrugem ou detritos. Veja se as saídas de água estão escoando de forma adequada e rápida. Outra dica: feche o registro e coloque um copo cheio de água no bico de uma torneira e abra a torneira. Se a quantidade de água do copo diminuir, é sinal de que há um cano furado entre a torneira e o hidrômetro

Quanto aos ralos, abra o chuveiro e verifique como está a vazão da água que sai pelo ralo, observe se a vazão de saída está adequada, ou se fica água parada, que demora para escoar. Caso a água não esteja com vazão adequada, pode haver algum entupimento na tubulação sanitária.

Descargas:

Para testar o dispositivo de descarga a dica é: jogue borra de café no vaso sanitário e aguarde a borra chegar até o fundo do vaso. Observe o que acontece com a borra, o normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso. Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Umidade nas paredes: Observe as paredes e o teto de todos os cômodos, dentro e fora do imóvel. Veja se tem mofo, umidade ou bolhas na pintura. Isso são sinais de infiltração. Além do problema de vazamento, o mofo e umidade por trazer problemas de saúde como alergias.

Registro de água: Feche todos os registros, anote o número indicado no hidrômetro, e após 2 horas observe novamente o número indicado no equipamento. Caso o valor esteja alterado, significa que pode haver algum vazamento na tubulação, no trecho entre o hidrômetro e os registros.

“Esses testes são simples e qualquer pessoa pode fazer rapidamente. Os pequenos vazamentos podem gerar consumo e desperdício de água muito grandes. Portanto, é imprescindível estar atento à conservação do imóvel”, finaliza Thiesen.