A Prefeitura de Louveira vai intensificar a abordagem e o acolhimento a pessoas em situação de rua nesta semana, quando está prevista a chegada de uma frente fria que tem potencial para reduzir as temperaturas na região a níveis próximos de 0º, segundo as previsões meteorológicas.

A chegada da frente fria está prevista para esta quarta-feira (28). Segundo alguns institutos, o frio será o mais intenso já registrado no século e pode provocar neve aos estados do Sul, com termômetros atingindo -10º e sensação térmica de -25º.

A Prefeitura está mobilizando ações que envolvem a Secretaria de Assistência Social, com a Rede Solidária de atenção à população em situação de rua e o Fundo Social de Solidariedade. Os cobertores e agasalhos são ofertados em parceria com o Fundo de Solidariedade.

Entre as ações organizadas está a ampliação do horário da abordagem para as pessoas em situação de rua. Durante as abordagens, os técnicos da Prefeitura vão reforçar a chegada da frente fria.

Além disso, serão distribuídos agasalhos e cobertores para pessoas que não aceitam o acolhimento na Casa de Passagem Reencontro.

A onda de frio que está a caminho da região pode causar problemas na agricultura e ser muito prejudicial para a população mais vulnerável. “É direito da pessoa em situação de rua receber cuidados e proteção social. Entretanto, é direito também aceitar ou não a proteção oferecida. Para aqueles que não aceitam o acolhimento para repousar, se alimentar, tomar banho e trocar de roupas estamos oferecendo os cobertores e agasalhos”, disse a secretária de Assistência Social, Therese Abdel Messih.

Participaram da reunião a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Magali Steck, a secretária da Assistência Social, Therese Abdel Messih, além de Cássio Garcia, coordenador Proteção e Defesa Civil, e o comandante José Aparecido Capaci, da Guarda municipal.

Também estiveram presentes Patricia Toledo, coordenadora Casa de Passagem Reencontro, José Rossi Neto, diretor da Segurança Alimentar e Inclusão Produtiva, e Claudiney Generoso, diretor da Proteção Social Especial e outros convidados.

Caso você identifique uma pessoa em situação de rua, acione os serviços:

  • Das 8h às 16h – Casa de Passagem – telefone: (19) 3141-1981;
  • Durante a noite e nos finais de semana acione a Guarda Municipal nos telefones 153 e 3878-1512