A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta semana mais um canal de comunicação para os consumidores fazerem reclamações sobre serviços prestados pelas operadores de internet, telefonia celular e TV por assinatura.
As queixas podem ser feitas tanto por meio do aplicativo Anatel Consumidor, que ganhou uma nova versão, quanto pelo site da agência. Para quem não tem acesso à internet, há, ainda, um canal de atendimento por meio de call center, no telefone 1331.
O objetivo da Anatel ao disponibilizar todas estas ferramentas é fazer do consumidor um agente ativo para melhor regulação do mercado. O presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, em entrevista à Agência Brasil, destacou que plataforma se integra a outros sistemas que tratam de questões envolvendo consumidores, “para trazer facilidades e mais interação do consumidor com a agência, de forma a registrar reclamações ou solicitações em relação às prestadoras de serviços de telecomunicações” .
É importante que o consumidor também informe o número de protocolo de reclamação obtido junto à empresa de telecomunicações mas, de acordo com Moraes, mesmo sem o protocolo, é possível fazer a reclamação e colocar a Anatel como interlocutora na relação entre consumidor e empresa.
Feita a queixa junto à Anatel, as operadores tem um prazo de dez dias para responder. Este processo pode ser acompanhado tanto pelo aplicativo quanto pelo site da Anatel e o consumidor ainda poderá classificar o quanto ficou satisfeito com o retorno da operadora.
Informações: EBC
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