odo mês de abril ocorre o reajuste anual de medicamentos, data estabelecida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED), órgão ligado à Anvisa. Em 2023, o governo federal autorizou aumento máximo nos preços em 5,6%. Já em 2024, os medicamentos devem subir 4,50%.

 

CliqueFarma, ferramenta do ecossistema Afya que compara preços de medicamentos e produtos farmacêuticos, criou um ranking com os 5 medicamentos que mais subiram de preço em 2023, e que podem ficar ainda mais caros para os consumidores a partir de abril. São eles: Betaistina, com um aumento de 250,69%; Rivaroxabana, com 204,79%; Esomeprazol Magnésico com 202,59%; Succinato de Metoprolol com 195,10% e Decanoato de Testosterona + Fempropionato de Testosterona + Isocaproato de Testosterona + Propionato de Testosterona, com 173,82%.

 

O diretor e fundador da CliqueFarma, Angelo Miguel Alves, reforça ainda que o ideal é pesquisar, comparar e antecipar as compras. Confira as principais dicas:

 

Pesquise preços

Compare os preços de diferentes farmácias locais e online, que podem oferecer descontos específicos para determinados medicamentos. Uma das formas de fazer essa comparação é por meio da plataforma CliqueFarma. “Com ela, é possível ver o comparativo atualizado de todos os valores e, de fato, economizar. Nós mostramos o melhor preço e direcionamos o consumidor para a farmácia correspondente”, explica Angelo Miguel Alves.

 

Compre em quantidade

Ao comprar medicamentos de uso contínuo, verifique se há descontos ao adquirir em quantidades maiores, assim é possível se precaver por meses e economizar de forma considerável. Angelo Miguel Alves reforça, no entanto, que é sempre importante certificar-se de que o medicamento tem uma validade longa.

 

Faça compras online

As compras online podem ser mais práticas e econômicas. Certifique-se de escolher sites confiáveis e que cumpram as regulamentações locais.

 

Busque por genéricos e marcas alternativas

Considere optar por medicamentos genéricos ou por marcas alternativas, que geralmente são mais acessíveis e têm a mesma eficácia. “Antes de optar por medicamentos mais baratos ou genéricos, consulte seu médico ou farmacêutico. Eles podem fornecer orientações sobre opções mais econômicas e adequadas ao seu tratamento antes do período de reajuste”, recomenda Angelo Miguel Alves.

 

Descontos e programas de fidelidade

Utilizado por muitos brasileiros, os descontos e programas de fidelidade são uma das formas mais práticas de economizar. Verifique se a farmácia oferece programas de descontos ou cartões de fidelidade. Algumas redes de farmácias têm parcerias com empresas de desconto.