A saúde em Louveira tem apresentado alguns problemas como a demora para marcação de consultas com especialistas. Nesta semana, tomou grande repercussão a espera de seis meses para marcar consulta com dermatologista.
O caso foi levado ao conhecimento público pelo jovem Thaylsson Ray que fez uma postagem nas redes sociais indignado com o caso. “Não foi comigo, foi com uma pessoa que conheço”, contou o rapaz de 18 anos, que fez questão de salientar sua indignação nas redes sociais.
Em entrevista ao site Acontece Louveira, ele explicou o motivo de sua preocupação: “A cidade de Louveira por ser uma das mais desenvolvidas do Brasil não pode estar acontecendo isso”. De acordo com ele, a explicação para a demora é que há apenas um dermatologista para atender todos os pacientes da cidade.
Thaylsson explica sua preocupação com esta demora porque também teve uma alergia recentemente e ficou pensando que, se não tivesse se curado e precisasse da consulta com dermatologista, teria que esperar. “Se for um caso que a pessoa precise com urgência e não tem condições de pagar uma consulta em outro lugar, não sei o que irá fazer”.
No caso que repercutiu nestes últimos dias, o encaminhamento foi feito no Vista Alegre. As imagens divulgadas mostram que o encaminhamento ao dermatologista foi feito em abril e a consulta foi agendada para outubro. Os nomes de paciente e de funcionários foram ocultados para evitar qualquer tipo de exposição.
Consulta agendada mas espera continua
O jovem diz que sua indignação com a saúde em Louveira tem também outros motivos: mesmo com consulta agendada, a espera para atendimento é grande e o risco de perder a vaga pode acontecer. Segundo Thaylsson já aconteceu casos nos quais o paciente atrasa alguns minutos para chegar na Unidade Básica de Saúde e perde a vez de passar com médico. Mas quando chega no horário marcado, espera até uma hora para ser atendido. Então fica o questionamento: se o médico vai demorar para atender, por que o atraso do paciente faz perder a vaga?
“Então quer dizer que eles podem demorar uma hora para atender mas dois minutos não podem esperar e já sair cancelando a consulta”, diz Thaylsson, que ainda reforçou em sua postagem: “Peço a colaboração de vocês para poder ajudar a chegar em alguém responsável ou órgão competente para resolver essa injustiça que ocorre em nossa cidade infelizmente.”
A equipe de jornalismo do Acontece Louveira entrou em contato com a Prefeitura por e-mail pedindo mais explicações sobre estas questões e em busca de esclarecer se realmente há apenas um dermatologista na cidade, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
Foto de DarkoStojanovic