A segurança nas escolas de Louveira está reforçada e as autoridades policiais bem como a Secretária de Educação do município destacam que as possíveis ameaças de atentados não devem se concretizar na cidade. “Escola é lugar de aprendizado, tranquilidade e proteção”, destacou Luciane de Paula, responsável pela pasta, durante reunião do Conseg – Conselho de Segurança de Louveira, realizada nesta quarta-feira (19).
Além da afirmação da Secretária, o delegado Rodrigo de Carvalhaes, o sargento da Polícia Militar Anderson Torres e o comandante da Guarda Municipal, José Antônio Capaci, destacaram as medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança nas escolas de Louveira, tanto para alunos, professores e colaboradores.
Cada escola municipal conta hoje com um Guarda Municipal de prontidão e a tecnologia também está sendo aliada neste momento, com um aplicativo específico da GM de Louveira com os profissionais da educação que podem solicitar viatura pelo celular rapidamente. Outra ação tomada é da Polícia Militar que pelo aplicativo 190 também disponibilizou um ícone exclusivo para acionar os policias para ocorrências em escolas.
Apesar de todas estas medidas, as autoridades policias acreditam que não há ameaça concreta em Louveira. “O que temos são boatos, as chamadas fake news e uma disseminação de contra informação”, explanou o Sargento Torres, responsável pela Polícia Militar em Louveira.
Já o delegado Rodrigo Carvalhaes, que recentemente assumiu a Polícia Civil na cidade, reforçou que todos os comportamentos suspeitos estão sendo investigados. “Recentemente recebemos um vídeo de uma criança com armas de brinquedos e conversamos com ela e com a família”, conta, afirmando que o garoto tomou tal decisão por sentir-se ameaçado na escola e que não há pretensão nenhuma de realizar ataques. A Polícia Civil segue monitorando ações deste tipo.

Tranquilidade para aprender e segurança nas escolas

Os profissionais da área de segurança ressaltaram que os pais podem manter as atividades escolares de seus filhos tranquilamente que todas as medidas possíveis para melhorar a segurança nas escolas estão sendo tomadas. “Estamos mapeando pontos vulneráveis em cada local para melhorar, como muros baixos, alambrados com problemas, entre outros”, informou Capaci.
Mesmo com a necessidade de reforços policiais neste momento, as autoridades destacam que as forças policiais devem voltar às atividades rotineiras para combater outros crimes e o ambiente escolar deve voltar a ser um espaço de aprendizado e não de medo. “Escola não é local de pessoas armadas, mesmo sendo policiais ou guardas. Queremos que as crianças tenham um ambiente tranquilo e de paz para aprenderem”, diz a Secretária Luciane.
O Prefeito Estanislau Steck também participou da reunião do Conseg e informou que tem buscado combater os boatos de possíveis ataques às instituições educacionais na cidade, sejam municipais, estaduais ou particulares. “Precisamos contar com todos. Colocamos os guardas nas portas das escolas e estamos buscando outras alternativas para ampliar a segurança nestes locais”, disse, convocado ainda todos os moradores de Louveira a atuarem pela cidade: “Contamos com toda a população, seja não passando adiante informações falsas ou participando ativamente da administração da cidade, vindos as reuniões do Conseg, opinando na LDO, no dia 27, que define onde deve ser aplicado os recursos financeiros de Louveira”.
O presidente do Conseg, Dimas Bessornia, comentou sobre a necessidade de envolver a população nos debates com os representantes do poder público e agentes de segurança: “Convidamos a Secretária de Educação para falar sobre este momento de preocupação com possíveis ataques nas escolas mas principalmente para combatermos as informações falsas que estão sendo divulgadas. Neste encontro temos a chance de conversar diretamente com quem está agindo pela segurança na cidade”.

Recursos Financeiros para Segurança nas Escolas de Louveira

Como informou o prefeito Steck, no dia 27 de abril haverá audiência pública para debater a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. Esta legislação aponto valores que serão destinados a cada área da cidade, seja a segurança nas escolas de Louveira, recursos para saúde, investimentos em obras.
A audiência será na Câmara Municipal às 19 horas e todos podem participar. Vale destacar que a LDO define os recursos para 2024.

Segurança em Louveira

Neste momento, como reforçaram todos os representantes da área de segurança de Louveira, o patrulhamento tem sido realizado com maior atenção às escolas e o contingente de policias ainda é o mesmo que atua atendendo às outras ocorrências. “Louveira ainda é uma cidade tranquila, com baixo número de ocorrências graves”, avaliou o delegado Rodrigo Carvalhaes, mas informando que a Polícia Civil também disponibilizará investigadores para ir às ruas e acompanhar a movimentação próxima às escolas.
A Polícia Militar também reforça as ações de patrulhamento à comunidade escolar, bem como a Guarda. “Mas os crimes não param. Com as forças de segurança focadas em uma área, sabemos que pode ficar faltando atenção em outros locais. Por isso combater as informações falsas de ataques e levar a tranquilidade às escolas é necessário”, destacou o presidente do Conseg, convocando a população para participar das reuniões.
O próximo encontro será no dia 18 de maio no bairro Monterrey. O Conseg pode ser contatado através do e-mail [email protected].

segurança nas escolas em louveira conseg