Na próxima semana acontece a 4ª edição da Caminhada Segura, com concentração no sábado (18) às 7h na praça da igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens – Santo Antônio e saída às 8h30. A iniciativa da Prefeitura de Louveira, por meio da Divisão de Trânsito da Secretaria de Segurança e com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, além do movimento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), faz parte da Campanha Maio Amarelo de conscientização no trânsito. Neste dia, haverá distribuição de camisetas em troca de um litro de leite, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Louveira.
O objetivo dessa caminhada, além de buscar o engajamento da sociedade, governos, empresas e entidades, é também incentivar que tenhamos um trânsito melhor e sem acidentes. Com aquecimento físico antes do percurso, desjejum, distribuição de copos de água e também vacinação e medição da pressão arterial, o evento contará com o apoio das Secretarias de Saúde, Esporte, Lazer e Juventude. No local haverá uma viatura da Guarda Municipal e uma ambulância para casos de emergência, além de kit proteínas. Além disso, vale ressaltar que pessoas de todas as idades podem se inscrever no local para participar, incluindo crianças e idosos, ao final do evento terá sorteio de brindes para os participantes.
O percurso da caminhada é de 2,5 km, com saída da Praça Pedro Sanches – Rua 13 de Junho (Igreja), seguindo pela Rua Nerina, Rua Antônio Chicalhone, Rua Airton A Pagotto, Av. Paulo Prado, Av. Ricieri Chiquetto, Rua Carlos Conti, Rua. Armando Berthe, Rua Irmã Fedelina, Rua dos Girassóis, Rua Das Rosas, Rua Luis Martins Cruz, Rua Santo Scarance, Rua Roberto Mazzali e retornando a Praça da Igreja Nossa Sra. Mãe dos Homens.
O Maio Amarelo é um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. No Brasil é organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com prefeituras, instituições e empresas.
Em 2024, Louveira realiza a campanha com o tema “Paz no trânsito começa por você!”, que consta na Resolução nº 1000/2023 e também será usada na Semana Nacional do Trânsito.