De acordo com dados do Ministério da Saúde, a água que sai das torneiras em Louveira está contaminada com agrotóxicos. As informações estão sendo divulgadas através do site Por trás dos Alimentos e basta digitar o nome da cidade para descobrir que a água de Louveira teve 27 agrotóxicos detectados, sendo que 11 deles são associados à doenças como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.

As análises foram feitas entre 2014 e 2017 e e foram obtidos e tratados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento.

Na reportagem de Ana Aranha e Luana Rocha, das Agência Pública e Repórter Brasil, e divulgada no site Por trás do Alimento, é explicado que os números revelam que a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes. Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Subiu para 84% em 2015 e foi para 88% em 2016, chegando a 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país. Vale salientar que alguns agrotóxicos são permitidos pela legislação brasileira mas não em outros lugares do mundo.

A reportagem também explica que os dados do Ministério da Saúde são públicos mas difíceis de serem entendidos e por isso a Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye se esforçaram para conseguir montar um mapa interativo que permite a procura por município para que seja mais compreensível os riscos de tomar um simples copo de água vindo da torneira.

Para conferir a reportagem completa e entender mais sobre os riscos, basta clicar aqui.

Com informação do site Por trás do Alimento. Foto: BIE – Banco de Imagens Externas da Agência Senado.