Conforme reportagem publicada pelo site G1, Louveira e Sumaré entraram em estado de atenção para chuvas, de acordo com boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (23) pela Defesa Civil. Além disso, Americana (SP), Hortolândia (SP) e Paulínia (SP) permanecem pelo segundo dia nesta classificação, enquanto que Socorro (SP) segue em alerta desde 9 de dezembro.

Outras 20 cidades da área da região estão em estado de observação pelo órgão de defesa, entre elas Campinas, Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo.

Classificações

 

O estado de atenção ocorre quando o volume de chuva acumulado, no período de três dias, atinge pelo menos 80 milímetros. Com isso, há risco de saturação do solo, o que pode gerar deslizamentos de terra, além de eventual inundação. De acordo com as informações do G1, Louveira atingiu 103mm.

Já  o estado de alerta é uma classificação atribuída ao município que já registrou alguma ocorrência e solicita apoio do governo do estado para vistorias e análises, por meio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto Geológico (IG).