Comerciantes de Louveira e de Itatiba foram presos nesta terça-feira (05) na 5ª Fase da Operação “Nicotina Eletrônica”, realizada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí. Os comerciantes estão descumprindo a Resolução nº 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que proíbe exposição, venda ou consumo de cigarros eletrônicos.
Foram presos comerciantes das cidades de Itatiba e Louveira, que atuam em tabacarias dos municípios. O trabalho vai continuar nas cidades da região e em Jundiaí.
De acordo com o delegado Josias Guimarães, da DIG, foram mobilizados 14 policiais civis, dois escrivães e cinco viaturas, para verificação das tabacarias.
Em Itatiba e Louveira foram realizados flagrantes de comercialização de produtos proibidos pelo Governo. Os donos das tabacarias foram conduzidos até a sede da DIG em Jundiaí, onde foram autuados e podem pegar pena de detenção de um a três anos, além de multa.
Em Itatiba um comerciante tradicional foi preso e disse que compra os produtos de um fornecedor autônomo. Em Louveira o comerciante disse aos policiais que desconhecia a Resolução da Anvisa.
Foram apreendidos pelos policiais civis centenas de cigarros eletrônicos, essências e apetrechos para o uso.
Em Louveira foram apreendidos sete cigarros eletrônicos e 23 essências.
Em Itatiba foram apreendidos 63 cigarros eletrônicos e 46 baterias.
A Operação Nicotina Eletrônica também realizou um fragrante em Jundiaí, com apreensão de 18 cigarros eletrônicos e 85 essências.
A população pode fazer denúncias de pontos de venda pelo telefone 181.
Os comerciantes presos pagaram fiança para responder processos em liberdade.