Com foco na prevenção de casos de dengue, as ações de combate à doença fazem parte do trabalho contínuo realizado pela Prefeitura de Louveira que ocorre durante o ano todo. Em mais uma novidade, Louveira conta com mapa online com as regiões que foram confirmados casos de dengue. O objetivo é facilitar o monitoramento epidemiológico com transparência com a população. A Secretaria de Saúde ressalta a importância de realizar os cuidados em casa. CLIQUE AQUI para acessar o site.
Em combate as arboviroses como a dengue, a equipe da Vigilância em Saúde realiza ações estratégicas em diferente frentes, contando com visitas periódicas em imóveis residenciais e comerciais para orientações quanto aos sintomas, bem como medidas de prevenção e controle de criadouros de mosquitos, vistoria em pontos de atenção e aplicação de larvicidas em recipientes que não podem ser removidos.
A Prefeitura também utiliza de um drone para vistoriar locais que apresentam dificuldade de acesso para a equipe da Vigilância em Saúde. Identificada alguma irregularidade como ponto de criadouro de mosquito, a equipe age para eliminar e evitar a proliferação.
A Prefeitura realiza uma série de ações de conscientização da população sobre os cuidados a serem realizados em casa, como por exemplo, participação da Vigilância em Saúde nos eventos da cidade, como Festa da Uva, Festa Nordestina, Mutirão Bairro a Bairro, Tendas de Saúde, entre outros. Em bairros com maiores números de casos, é realizada a nebulização na região.
Com foco nas crianças da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura realiza uma apresentação teatral nas escolas. Com o nome “A Mosquita ZzzzorAedes”, a peça tem o objetivo de ensinar, de forma divertida, as crianças como o mosquito da dengue se prolifera e quais os seus criadouros nas moradias.
Dentre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Jundiaí e Campinas, Louveira tem o 4º menor coeficiente de incidência de casos de dengue: 146,6. Segundo a Vigilância em Saúde, atualmente a cidade registra 79 casos de dengue. A Prefeitura continua nas ações contínuas e monitorando o número de casos.
Os moradores podem realizar denúncias anonimamente pelos canais da Prefeitura de Louveira: aplicativo Relou, Fale Conosco, Ouvidoria e direto na Vigilância pelo telefone: (19) 3878-2323.
Orientações para a população se prevenir em casa:
– Tampe tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com telas;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Utilize lonas bem esticadas para cobrir objetos e evitar formação de poças d’água;
– Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada.