Prefeitos e representantes de Louveira, Jundiaí, Vinhedo e Itupeva se reuniram na manhã da última segunda-feira (18) para alinhar os detalhes do lançamento do Distrito Turístico Serra Azul, que já tem data marcada pelo Governo do Estado de São Paulo: o próximo dia 30 de novembro.
O projeto prevê que o distrito seja instalado com empresas e empreendimentos do setor em uma área com 41 quilômetros quadrados que engloba trechos dos quatro municípios em torno de onde estão hoje o Hopi Hari, o Wet’n Wild, um shopping e um complexo hoteleiro às margens da Rodovia dos Bandeirantes.
O principal objetivo da criação do distrito é atrair investimentos no setor de turismo e lazer e consolidar a região como um dos principais polos de visitação da América do Sul. O projeto aproveita o potencial de atração já disponível e prevê a ampliação dessa estrutura, com estimativa de investimentos privados que podem chegar a R$ 10 bilhões em cinco anos – segundo previsão do Governo do Estado.
O local é considerado estratégico pela localização privilegiada. Fica dentro de uma das regiões mais desenvolvidas do Brasil, com destaque para o polo tecnológico, logístico e industrial, além de excelente estrutura de transportes e oferta de mão de obra qualificada.
Outra vantagem é a facilidade de acesso rodoviário. Além de estar às margens da Rodovia dos Bandeirantes, o distrito fica perto de algumas das mais importantes rodovias do país, como Anhanguera, Dom Pedro I e Santos Dumont, assim como a facilidade de acesso a alguns dos maiores aeroportos do País, como Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas.
Além disso, o distrito nasce encravado entre dois dos maiores mercados consumidores do Brasil: a Capital e o Interior do Estado de São Paulo.
O turismo
O Distrito Serra Azul será o segundo instalado no Estado. Em setembro, o governador João Doria oficializou Olímpia (na região de São José do Rio Preto, a 437 km de São Paulo) como o primeiro Distrito Turístico do Estado.
Para o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, a criação do Distrito será mais uma ferramenta que vai auxiliar a consolidar a vocação do Município para atrair visitantes. “Temos trabalhado no sentido de mapear, estruturar e ampliar nossas atrações e capacitar a rede de atendimento para receber cada vez melhor os visitantes. A criação do distrito une as quatro cidades nessa mesma missão e vai fortalecer a região como um polo turístico de destaque nacional e até internacional e criar um ambiente para a geração de novos empregos e novos negócios”, disse.
A região atrai hoje mais de 10 milhões de turistas por ano. “Em parceria com a iniciativa privada, os municípios vão fazer uma atividade para oficializar o lançamento. Consolidar a iniciativa do Distrito trará como resultado a geração de mais emprego e a potencialização do turismo regional, visto que o fluxo de turistas e visitantes irá reverberar por toda a região”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Um dos objetivos é criar condições para que os viajantes fiquem hospedados por quatro ou cinco dias nas acomodações do distrito, mas que possam circular pela região em roteiros com visitas a cidades próximas, como ao Circuito das Frutas, por exemplo, e até a capital paulista, onde a oferta de atrações é variada em todos os segmentos do turismo.
Louveira aposta no potencial do seu turismo rural e do cicloturismo, que já movimentam a cidade e atraem semanalmente milhares de visitantes, que chegam em busca de trilhas rurais para percorrerem com suas bikes e de opções de gastronomia e alimentação espalhadas pelo município.
O Distrito
“O distrito é uma concentração de empresas que têm capacidade de atrair grande volume de turistas para uma cidade ou região, e para isso precisa ter um plano de captação de investimentos, que reflita a estratégia dos municípios”, disse Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo e Viagens, em entrevista ao jornal ‘Folha de S. Paulo’ publicada no último dia 16 de outubro.
Segundo Lummertz, empresários da região preveem um investimento de R$ 1,8 bilhão nos próximos dois anos, chegando a R$ 10 bilhões em cinco anos.
Segundo a reportagem, estão previstas para a região, mas ainda sob análise, a implantação de um campo de golfe com residencial para idosos, shopping com área para prática de esportes de aventura, a ampliação de um centro hípico e do Outlet Premium, com 60 novas marcas, uma pista para automobilismo, um hotel temático do parque Wet’n Wild, com 330 apartamentos, e outro hotel com mais 600 quartos.
Dario Pacheco, prefeito de Vinhedo, fala também sobre a criação de uma represa para esportes náuticos, arenas de tênis e condomínios residenciais, enquanto o CEO do Wet’n Wild, Alain Baldacci, cita a ampliação de seu parque aquático e a possibilidade de implementação de estacionamentos, campings, aquário, torre de observação, parque temático de carros e área para shows.
Para ser considerado distrito, segundo decreto aprovado pela Assembleia Legislativa paulista em junho, é preciso ter interesse cultural, histórico, ambiental e econômico, orla marítima ou a presença de complexos de lazer e parques temáticos.
A reunião
Além dos prefeitos, vices-prefeitos e de representantes das áreas de Turismo das cidades, também participaram da reunião o CEO do Wet’n Wild, Alain Baldacci, e o representante do complexo Serra Azul, Cesar Federmann.
Por Itupeva estiveram presentes o vice-prefeito, secretário de Turismo e Desenvolvimento Alexandre Mustafa; Irineu Ferraz, secretário adjunto de Turismo, além das turismólogas e diretoras de Turismo, Neusa Foga e Rita Bonequini.
A partir da reunião ficou definida a criação de um Comitê Executivo que organizará o evento e o cronograma das próximas atividades.