As inscrições para o Programa Estalou 2024 (Estágio Louveira), que seleciona estudantes para trabalhar na Prefeitura, começam nesta segunda-feira (22) e vão até 21 de fevereiro. Ao todo, são 19 vagas, divididas entre  jovens com renda familiar de até meio salário mínimo regional per capita e vagas de ampla concorrência. O programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego. A prova do processo seletivo será aplicada em 17 de março, os candidatos serão aprovados e classificados de acordo com a pontuação obtida na prova, além da apresentação de todos os documentos exigidos. O processo seletivo é válido apenas anual, ou seja, quem não ingressou no Programa em 2023 pode voltar a se inscrever neste ano, desde que esteja matriculado no Ensino Médio.

O Programa ESTALOU contempla carga horária de 5h por dia, de segunda a sexta, sendo 1h destinada a qualificação profissional através do CIEE Saber Virtual PRO e 4h de atividades práticas de estágio em setores e Secretarias da Prefeitura de Louveira. A Bolsa Auxílio do programa é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil. Serão contratados jovens, pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano. Confira abaixo os requisitos e as etapas.

No final do ano passado, os primeiros 48 estudantes que participaram do programa receberam uma homenagem, e 18 alunos que se formaram no ensino médio se despediram do Programa.

Confira os critérios:

* Morar em Louveira a pelo menos 1 ano;
* Ter Cartão Cidadão ativo;
* No mínimo 16 anos completos;
* Estar cursando o Ensino Médio, ou equivalente na Educação de Jovens e Adultos, reconhecido pelo MEC. Os candidatos devem estar matriculados em escolas públicas ou particulares.
* Frequência escolar de no mínimo 75%;
* Realizar uma prova em caráter eliminatório para ingresso no programa;
* 5 vagas serão destinadas aos jovens com renda familiar de até meio salário mínimo regional per capita, preferencialmente de família beneficiada por programas sociais do município destinados à população de baixa renda.

Como se inscrever

As inscrições vão de 22 de janeiro até 21 de fevereiro. Os interessados deverão comparecer ao Fundo Social com a cópia dos documentos lacrados em um envelope com nome e dados para contato.

Cópia dos documentos:

* RG e CPF;
* Comprovante de residência atualizado;
* Título de Eleitor;
* Certidão de Nascimento;
* Carteira Profissional Digital ativa;
* Cartão Cidadão ativo;
* Comprovação de residência mínima de 1 ano;
* PIS (se não tiver, será emitido pela Prefeitura);
* Declaração de matrícula atualizada expedida pela escola;
* Comprovação de baixa renda (para as vagas reservadas).

O Fundo Social está aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h. O endereço é Rua 13 de Junho, 621, bairro Santo Antônio. Telefone: (19) 3848-1166.

Processo Seletivo

Os candidatos serão aprovados e classificados de acordo com a pontuação obtida na prova, além da apresentação de todos os documentos exigidos.

A prova será aplicada no dia 17 de março. Os locais e horários da prova serão divulgados em breve.

A prova objetiva será composta por 30 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. A duração máxima é de 90 minutos. As questões serão baseadas nos conteúdos de Ensino Médio do Estado.

O candidato que zerar em alguma área de conhecimento será considerado eliminado do processo seletivo. Em caso de eliminação, o candidato poderá realizar novamente a prova assim que um novo processo seletivo for aberto, desde que corresponda a 90 dias após a realização da primeira.

Em caso de empate na classificação dos participantes das vagas de baixa renda, o desempate será feito pelos seguintes critérios:

a) O que tiver a menor renda per capita.
b) Obtiver a maior pontuação em Língua Portuguesa.

Em caso de empate na classificação dos demais participantes, o desempate será feito pelos seguintes critérios:

a) Idade a ser contada em anos, meses, dias (candidato mais novo).
b) Obtiver a maior pontuação em Língua Portuguesa.

Cronograma

1ª Etapa: 22/01/2024 até 21/02/2024 Inscrição, comprovação de renda e comprovação de matrícula
2ª Etapa: 04/03/2024 – Análise de documentos e divulgação da lista dos candidatos inscritos
3ª Etapa: 17/03/2024 – Realização da prova
4º Etapa: 18/03/2024 – Divulgação do Gabarito
5ª Etapa: 20/03/2024 – Divulgação da lista de aprovados
6º Etapa: 25/03/2024 a 26/03/2024 – Prazo para recurso contra a lista de aprovados
7º Etapa: 28/03/2024 – Divulgação do Resultado dos Recursos e Divulgação do Resultado Final
8º Etapa: 05/04/2024 – Integração e assinatura do contrato de estágio

Legislação

O programa é planejado seguindo todas as normas estabelecidas na Lei de Estágio (Lei nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008) e conforme o Conselho Nacional de Educação (Resolução n. 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004).