Louveira não está na lista de cidades com Unidade de Saúde da Família (USF) apta a participar de programa do Ministério da Saúde que amplia o horário de atendimento. Na região, a cidade vizinha de Jundiaí é a única que tem USF apta para o programa. A lista com todas as cidades pode ser conferida aqui.
A portaria que regulamenta a iniciativa foi assinada pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na última semana e o site no Ministério da Saúde divulgou que a estimativa é que mais de 2 mil USF já estejam aptas a participar do programa em 400 municípios e Distrito Federal.
“Com as unidades funcionando em horário estendido, nós esperamos desafogar os serviços de emergência, como prontos socorros e UPAs, onde a população busca atendimento em horários em que muitas vezes as Unidades de Saúde da Família estão fechadas, como no horário de almoço ou no fim da tarde, na volta do trabalho. A medida é mais um passo para a construção de um sistema público de qualidade, que contemple gradativamente toda a população do país”, destacou a ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
A iniciativa irá permitir que a população tenha maior acesso aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), triagem neonatal, aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal, entre outros procedimentos.
Para Louveira, este ainda não é o caso. Por enquanto, os atendimentos da Atenção Primária são realizados pelas Unidades Básicas de Saúde.
Informações: Ministério da Saúde
Foto: FreeImages