A Secretaria de Assistência Social realizou, na última segunda-feira (22), no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura, o primeiro Fórum da Pessoa com Deficiência de Louveira.

Durante o evento, foi criado o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que terá 14 membros, sendo sete da sociedade civil (dois deles ligados às entidades que atuam no setor) e sete ligados ao poder público, e tem como objetivo prestar apoio à população com deficiência da cidade.

Ainda durante o fórum, foi realizada a eleição de sete representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que vai iniciar os trabalhos no dia 3 de dezembro. Nesta data será definida a reunião que será agendada para eleger a Mesa Diretora do conselho.

Os sete membros do poder público foram indicados pela Secretaria de Assistência Social de Louveira.

O fórum

Além dos munícipes, o evento contou com a presença do prefeito, Estanislau Steck, a primeira dama, Magali Steck, que é presidente do Fundo Social de Solidariedade, o vice, Ricardo Barbosa, secretários, vereadores, presidentes de entidades de atendimento à pessoa com deficiência e membros de outros conselhos.

O fórum teve uma palestra conduzida pela psicóloga e pedagoga Viviane Maria Misso, deficiente visual e militante da área. Viviane já foi presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Vinhedo, onde é servidora há 12 anos. Contando sua trajetória de vida, ela reafirmou a importância das políticas públicas voltadas para a população com deficiência.

Em seguidaa, a Secretaria de Assistência Social encaminhou a votação para compor o conselho. Ao todo, foram 12 pessoas inscritas. O conselho contará com sete representações da sociedade civil, sendo duas destinadas às entidades de atendimento à pessoa com deficiência e cinco representantes da população com deficiência.

Cada candidato apresentou suas motivações, história e luta pela causa das pessoas com deficiência. Dessa forma, as candidatas decidiram entre elas quem seriam as representantes.

Ao final da eleição, foi apresentado aos participantes um vídeo produzido pelo grupo Nossa Voz Nossa Força em agradecimento à criação do conselho.

O Nossa Voz Nossa Força é um grupo de mães de pessoas com deficiência de Louveira que existe há cerca de um ano e hoje conta com mais de 70 participantes. O objetivo é conhecer e divulgar os direitos das pessoas com deficiência, além de oferecer acolhimento para as mães nos momentos de diagnósticos e dificuldades.

Confira a composição do conselho:

Representantes do Poder Público:

Secretaria de Saúde:
TITULAR: Eliza Carmem de Oliveira Gouveia
SUPLENTE: Paulo César Lopes Cesário

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude:
TITULAR: Juliane Cristina Alves Correia;
SUPLENTE: Alan Gustavo Bacarin Filipeto;

Secretaria de Desenvolvimento Econômico:
TITULAR: Marcos Wagner Astarolli;
SUPLENTE: Arthur Gabriel de Siqueira Mazzucato;

Secretaria de Assistência Social:
TITULAR: Gisele Maria Rodrigues de Oliveira Câmara;
SUPLENTE: Alex de Melo Silva;

Secretaria de Desenvolvimento Urbano:
TITULAR: Thaís Cristina de Souza Castelluber Bastos;
SUPLENTE: Alessandra Carriero;

Secretaria de Cultura e Eventos:
TITULAR: Tainan Franco;
SUPLENTE: Lourival de Barros Santos;

Secretaria de Educação:
TITULAR: Luciana Aparecida Morais da Cunha Santos;
SUPLENTE: Maria Walderez Berni Lavinhatti.

Representantes das entidades prestadoras de serviços

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Louveira (APAE):
TITULAR: Geilson dos Santos Flores;
SUPLENTE: Evanilde dos Santos Oliveira;

Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira (CIELO):
TITULAR: Rafaela Pontes Silva;
SUPLENTE: Luciana Trafani C. Marinho.

Representantes do segmento da população com deficiência:
TITULAR: Raquel Lourenço;
SUPLENTE: Adriana Batista Santos Souza;

TITULAR: Ana Letícia Neres Pereira
SUPLENTE: Elivânia Porto Flores;

TITULAR: Thaís Vasconcelos Andrioli;
SUPLENTE: Lucinete Martin dos Santos;

TITULAR: Michele de Oliveira;
SUPLENTE: Evanilda M. de Jesus;

TITULAR: Luciara Coutinho;
SUPLENTE: Zani Gleice da Silva Oliveira.