Diversos moradores de Louveira tem reclamado de aumento na conta de água após a troca de hidrômetro.

Nas redes sociais, uma munícipe conta que a conta dobrou de valor e diz não entender: “Somos duas pessoas na casa e uma fica quase a semana toda viajando trabalhando. Acho um absurdo gastar 24 mil litros de água se fecho o registro no domingo e abro na terça a noite, depois que enche a caixa d’água, eu fecho de novo e abro quinta. É impossível se eu uso 2 mil litros de água por semana gastar 24 até 32 por mês”.

A munícipe diz que vai pedir aferição, mas não concorda em ter que pagar taxa já que foi obrigada a trocar o hidrômetro.

Em outra postagem, a moradora relata os valores pagos e a diferença após a mudança do hidrômetro: “Em casa a conta de água vinha 30,00 trocaram o hidrômetro e todo mês sobe um valor significante, a última conta veio custando 170,00”.

Os relatos dos aumentos nas contas não para: “Eu pagava 67 reais depois que trocou esse bendito hidrometro estou pagando 200 reais…um verdadeiro absurdo….”, relata uma moradora nas redes sociais, em um grupo de debate sobre a cidade.

 

Como solucionar o problema

A redação do Acontece Agora entrou em contato com a Prefeitura e questionou como os moradores que tiveram suas contas com valores excessivos devem agir neste momento. A orientação é que o cidadão pode solicitar a revisão das contas junto à Secretaria Municipal de Água e Esgoto (SAE), que não cobra taxas relativas à revisão da tarifa ou inspeção dos hidrômetros.
Já as instalações das residências, comércios e empresas são de responsabilidade dos proprietários.

Sobre vazamentos, a Prefeitura diz que relatórios da SAE apontam vazamentos nas instalações
internas das casas que desperdiçavam mais de 25 vezes o que realmente o consumidor utilizava, refletindo diretamente no valor da conta.

A Prefeitura de Louveira disponibiliza uma cartilha com o passo a passo para fazer o teste de vazamento e dicas de consumo consciente pelo endereço http://louveira.sp.gov.br/site/painel/dbarquivos/dbanexos/consumosustentveldeguap.pdf

Os hidrômetros são confiáveis?

Outro questionamento comum dos moradores é quanto ao aumento da conta de água logo após a troca dos hidrômetros, feita pela Prefeitura. “Aqui a conta dobrou o valor assim que instalaram o novo hidrômetro, e mesmo com todas as torneiras fechadas continua girando sem parar, reclamar não adianta”, conta outro morador de Louveira, explicando que ao procurar os órgãos responsáveis, eles apenas forneceram um formulário e passaram a responsabilidade para o cidadão de monitorar ‘o abuso’, como diz o morador.

A prefeitura informa que a troca dos hidrômetros segue recomendação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para substituição a cada cinco anos.
A SAE tem realizado, sem custo ao morador, a troca de hidrômetros velhos ou defeituosos por modelos 100% certificados pelas normas do Inmetro.

Qual a média de consumo de água em uma residência?

A Prefeitura também informou que é possível estimar o consumo médio de água em uma residência: calcular 6 m³ (6 mil litros) de água por morador ao mês. Se uma casa possui, por exemplo, 4 moradores, deve-se multiplicar 4 por 6, gerando a média de consumo mensal de 24 m³ de água. Esta estimativa de consumo é indicada pela Fundação Procon e pela ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Caso o consumo esteja muito acima da estimativa, deve-se avaliar a possibilidade de vazamentos na rede de água do imóvel ou o uso excessivo de água pelos moradores.

Informações: Redes Sociais e Prefeitura

Foto: Redes Sociais