Em ação intensificada e preventiva, a Prefeitura de Louveira realiza mutirão de saúde neste fim de semana. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Lucilene Mosca Melin (Centro), Burck e Monterrey estarão abertas neste sábado (27), das 7h às 16h, para aplicação de vacina contra gripe e Covid-19, consulta odontológica e testagem de covid por livre demanda, além de coleta de papanicolau, exame de Eletrocardiograma e atendimento clínico, todos mediante agendamento prévio. No domingo (28), na Fazenda Santo Antônio durante o encerramento da Semana do Brincar, também haverá vacinação.

Atualmente, a máscara é obrigatória apenas em situações específicas em serviços de saúde. A Secretaria de Saúde mantém a recomendação de higienização das mãos, isolamento dos casos suspeitos e positivos, e principalmente que a vacinação esteja em dia.
Durante a semana, todas as UBSs de Louveira ficam abertas para vacinação e realização de testes contra Covid-19 em pessoas com sintomas leves das 8h às 15h. O PA Santo Antônio e a Irmandade Santa Casa continuam realizando testes 24 horas por dia.

Vacina contra gripe

Toda a população com idade acima de 6 meses pode tomar a vacina contra a gripe (Influenza).

A vacina protege contra os 3 principais subtipos de vírus circulantes e que causam complicações e óbitos, principalmente em grupos prioritários: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacina é composta pelo vírus inativado, ou seja, incapaz de causar a doença.

A Secretaria de Saúde reforça que cerca de 10% das pessoas que tomam a vacina podem apresentar reações, como febre, mal estar e dor no corpo, com melhora em até 48 horas. Isso pode levar a ideia de que a vacina causa gripe, mas se trata de um mito.

A vacina contra a Influenza pode ser aplicada em simultâneo a todas as outras vacinas do calendário.

A vacinação contra a gripe (Influenza) começou no dia 10 de abril para públicos específicos. A Campanha vai até o dia 31 de maio.

Confira os grupos em fase de vacinação contra Covid-19:

Primeira dose
– A partir de 6 meses.
Segunda dose
– A partir de 6 meses com intervalo recomendado de acordo a orientação de cada fabricante.
Terceira dose
– A partir de 6 meses que tenham tomado a segunda dose de Pfizer baby há 8 semanas.
– A partir de 5 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses.
Quarta dose
– Pessoas com idade a partir de 18 anos que tomaram a terceira dose há no mínimo 4 meses.
Quinta dose
– Imunossuprimidos.
Pfizer Bivalente
Público alvo que já pode receber a vacina:
– Todas as pessoas com 18 anos ou mais.
– Imunocomprometidos a partir de 12 anos.
– Pessoas com deficiência com 12 anos ou mais.
– Pessoas com comorbidades de 12 anos ou mais.

Existem 2 regras gerais para indicação da dose de reforço com essa vacina: ter tomado pelo menos 2 doses do esquema básico de vacina Covid e ter tomado a última dose há pelo menos 4 meses.

Para os que se enquadrarem nos critérios, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa com um documento oficial com foto e número de CPF, e comprovante de vacinação de doses anteriores.

No caso de imunocomprometidos, deve-se apresentar documentação que comprove essa condição (como por exemplo prescrição médica).

UBS DRA. LUCILENE MOSCA MELIN
Rua Frederico Zanella, 375 – Centro
Contato: (19) 3948-5300

UBS MIGUEL FRANCISCO MILAN – BURCK
Rua Martinho de Ludres, 700 – Residencial Burck
Contato: (19) 3878-0411

UBS GILBERTO AJJAR – MONTERREY
Rua Quiproquó, 55 – Monterrey
Contato: (19) 3878-5236

FAZENDA SANTO ANTÔNIO
Estrada das Rainhas, 2040