Final de semana está chegando e entre as opções de lazer em Louveira tem a segunda edição da Cultura na Estação. O evento que teve sua primeira edição em Março, no cronograma de comemoração de 58 anos de Louveira, segue presente no calendário municipal em todo terceiro sábado do mês e em Abril, acontece neste sábado dia 15.

 

“É de muita importância esse evento que montamos com tanto carinho, já acontecia anteriormente a apresentação mensal da Corporação Musical Progresso Louveirense, então  incorporamos junto esse evento repleto de atrações, venham prestigiar!” comenta o Prefeito Estanislau Steck.

 

A Cultura na Estação acontece  das 10h até às 22h, com a presença de brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e food trucks, além da presença da Feira de Arte e Artesanato organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

10h – Início

 

11h – Corporação Musical Progresso Louveirense

A banda foi fundada por famílias tradicionais louveirenses em 1927 com o nome “Banda Santo Antonio” para celebrar as festas tradicionais no Bairro Santo Antônio. Em 1981 oficializou-se o atual nome e atualmente a banda é regida pelo maestro Maycon Paiva, pelo assistente Simey Ferreira, composta por 45 músicos e integrantes de apoio. O Maestro Maycon Paiva comenta a criação da Cultura na Estação, com a junção das apresentações da Banda que já ocorriam “Um evento bem legal, é uma forma de inserir ainda mais cultura para a cidade de Louveira”. A Corporação Musical Progresso Louveirense traz um repertório bem eclético, com vários estilos musicais, desde as músicas mais tradicionais de bandas até músicas mais atuais.

13h30 às 14h30 – Lançamento do Livro “Delírios” de Kika Souza pela Editora Versum
A Versum é uma editora louveirense que atua desde 2020 e vem realizando o lançamento de diversos livros de autores iniciantes e de longa data, além da produção do podcast “ConVersando com a Literatura”. Na Cultura na Estação, a autora Kika Souza estará apresentando o livro “Delírios” que conquistou o primeiro lugar no ProAc (Programa de Ação Cultural, de incentivo a trabalhos culturais), além de realizar uma palestra e bate-papo sobre  sobre a publicação de livros, do processo de escrita e o que impulsiona alguém a ler e escrever. Além disso, também serão distribuídos uma quantidade limitada de exemplares do livro para quem estiver presente no evento e outros 200 exemplares serão doados à Secretaria de Cultura e Eventos que distribuirá na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e demais lugares.

E a programação não para por aí! Em celebração ao Dia Internacional da Dança que é celebrado no dia 29 de Abril, haverá apresentações realizadas peças Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Eventos.

14h45 – Apresentação dos alunos da Oficina de Dança de Salão com a Profª Andreza
Neste sábado, a professora Andreza trará dois alunos que iniciaram suas experiências com dança através da Oficinas de Dança de Salão e que realizarão pela primeira vez uma performance com estilo Forró, com uma coreográfica teatral, romântica e que traz um pouco da essência do forró. A Professora comenta que o estilo foi escolhido por ser um dos mais procurados dentro da Dança de Salão e a intenção da apresentação é atrair ainda mais alunos para as próximas oficinas.

15h15 – Apresentação dos alunos da Oficina de Jazz com o Profº Maik
Jazz Dance é um estilo muito rico culturalmente e uma das formas de expressão artística mais importantes. Os alunos das Oficinas trarão toda reverência do Jazz Dance com uma apresentação incrível!

15h45 – Aula aberta de Ballet com Profª Carol e Profª Julia
Nesta aula aberta, a técnica do ballet clássico será a ferramenta utilizada para a redescoberta do corpo e de sua mobilidade através dos movimentos harmoniosos, equilíbrio e vigor. As professoras deixam um recado: “Esperamos que muitas pessoas se lancem conosco nesse desafio e usufruam destes benefícios durante o nosso momento de vivência no ballet clássico. Sugerimos o uso de roupas confortáveis, esperamos por vocês!”.

16h30 – Apresentação dos alunos e Aula Aberta da Oficina de Street Dance com a Profª Juliete

O Street Dance vem ganhando força desde seu surgimento, englobado na cultura urbana que está presente em vários lugares como apresentação do Super Bowl (campeonato de futebol americano), em grandes shows, em formato de competição de grupos e competição de batalhas. A Professora Juliete reforça que qualquer pessoa que tenha interesse pode participar da aula aberta e comenta “É muito interessante conhecer essa cultura do hip hop que a Prefeitura está trazendo para Louveira”.

E claro, não pode faltar música! Para finalizar a noite, haverá dois grandes shows:

 

18h – Baruc

O cantor, que também marcou presença na festividade de Aniversário de Louveira, estará de volta com um repertório variado e comenta “Feliz mais uma vez de cantar em Louveira, cidade que gostamos muito!”.

 

20h – Banda Long Way

Rafael, que é vocalista, conta que a banda preparou um repertório bem conhecido, com músicas nacionais e internacionais para a diversão de todos e comenta “Vamos levar a alegria para as pessoas e trazer um pouco do passado junto, esperamos todos lá!”