A Páscoa está chegando, e com ela o consumo de chocolates principalmente pelas crianças. Mas antes de comprar para seus pequenos, Barbara Pinheiro Possani, nutricionista supervisora do SND (serviço de nutrição e dietética) do Hospital Universitário de Jundiaí ressalta alguns cuidados no produto que será ofertado. “Evite o chocolate ao leite e os chocolates brancos, pois esses podem ter um maior teor de açúcar e gordura. Prefira sempre chocolate amargo ou meio amargo com maior teor de cacau”.

É preciso ter alguns cuidados para que o consumo excessivo do chocolate não acabe com a festa e termine no hospital. “Quando a criança ganha muitos chocolates é preciso utilizar o equilíbrio, continuar com a alimentação saudável e se a criança já introduziu chocolate em sua alimentação, ofertar uma pequena quantidade por semana. Cabe ressaltar que até os seis meses, deve-se manter aleitamento exclusivo. Para crianças com menos de dois anos, não é recomendado ingestão desse tipo de alimento”, explicou a nutricionista.

Chocolate é gostoso e o cacau faz bem ao coração, porém, comer demais tem efeitos negativos. “O chocolate em excesso pode trazer malefícios, pode ocorrer problemas gastrointestinais como vômito e diarreia, e ao longo prazo essa criança pode desenvolver sobrepeso, obesidade e até outros problemas de saúde”, comentou Barbara.

Também é importante dizer que o excesso de açúcar e gordura presentes no doce causa cáries, colesterol e triglicérides alto. Cuidando dos pequenos e mantendo parcimônia, a dica é aproveitar a Páscoa e festejar com a família.

Fonte e foto: AI-HU