Basta uma volta rápida pelo bairro Santo Antônio para constatar que as calçadas estão ocupadas com materiais de construção, caçambas e até mesmo entulho.

Com as calçadas bloqueadas, os pedestres são obrigados a transitar pela rua, o que coloca as pessoas em risco.

Os moradores do bairro pedem o bom senso das pessoas que estão construindo e precisam deixar material, como blocos e tijolos, nas calçadas, para que não bloqueiam totalmente a passagem.

Em diversos pontos do Santo Antônio, os materiais de construção estão ocupando totalmente a calçada.

Entulhos

Uma das principais preocupações tem sido com o entulho descartado de maneira irregular no bairro. Os restos das construções, além de um pouco de lixo residencial, tem sido despejado por moradores nas calçadas do bairro.

Além de impedir a passagem dos pedestres, os moradores tem se preocupados com a possibilidade de atrair animais peçonhentos, como escorpião, aranhas e ratos, e também de manter água parada e se tornar criadouro para o mosquito transmissor da dengue.

Em 2018, a Prefeitura realizou uma campanha contra a colocação de entulhos em vias públicas. A prática é crime ambiental e pode gerar multas de até mil reais de acordo com a quantidade de entulho acumulado.

Na época, panfletos foram distribuídos nas escolas e nos bairros com maior incidência, como o Vassoural, Ana Maria, Colinas São José, Burck, Jardim Emília, Altos da Colina e Pau a Pique.

A Prefeitura foi procurada para comentar sobre as denúncias dos moradores, mas não respondeu o e-mail da reportagem do Acontece Louveira.

Denúncia

Caso identificar entulho em vias públicas ou em terrenos particulares não autorizados, denuncie para a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental no telefone (19) 3878-9902.

No caso dos moradores que despejam corretamento o entulho nas caçambas, é preciso ficar atento para que a própria caçamba não atrapalhe a circulação de pedestres, nem escoamento de água ou atrapalhe o trânsito.

Não precisou procurar muito para encontrar uma caçamba na calçada. Apesar de não impedir totalmente a passagem de pedestres, o espaço para circulação é justamente pelo lado mais alto da calçada, que é irregular devido à inclinação da rua.

Para pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, ou para quem precisa levar uma criança no carrinho, é mais complicado utilizar este lado da calçada e a opção acaba sendo transitar pela rua.

Fotos: Equipe Acontece Louveira