Em comemoração ao Dia Nacional das Abelhas (3 de outubro) e à Semana de Proteção à Fauna (4 a 10 de outubro), a Prefeitura de Louveira vai realizar uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância das abelhas e sobre a posse responsável de animais domésticos.

As ações serão realizadas pela Secretaria de Gestão Ambiental, em parceria com a ONG Amalo e a Associação Mata Ciliar. A programação acontece entre segunda (4) e sexta-feira (8) em cinco locais: Vila Bossi, Santo Antônio, Centro, Monterrey e Vila Pasti (veja cronograma abaixo). Toda a população está convidada a participar.

Durante as ações, a equipe da Secretaria de Gestão Ambiental fará apresentações sobre a importância das abelhas para a natureza e para o equilíbrio ecológico. Os participantes também vão aprender a montar um abrigo de abelhas nativas caseiro para ajudar na preservação e proliferação da espécie. Por não possuírem ferrão, as abelhas nativas não apresentam perigo para os humanos.

A ONG Amalo vai instruir sobre a guarda responsável dos animais domésticos, incluindo deveres e cuidados com os pets.

Já a Associação Mata Ciliar ficará responsável pela abordagem a respeito da importância dos animais silvestres e dos serviços ambientais que são realizados para a proteção da fauna, além de disponibilizar jogos tematizados com natureza para entreter os participantes enquanto aprendem.

Programação

– 4 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA
9h às 13h: CEIL CENTRO – Rua Miguel Bossi, n° 370 – Vila Bossi

– 5 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA
9h às 13h: Praça da Bica – Rua das Rosas, n°162 – Santo Antônio

– 6 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA
9h às 13h: Estação Ferroviária – Rua 21 de Março, nº35 – Centro

– 7 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA
9h às 13h: Praça Monterrey – Av. Gualicho, s/nº – Monterrey

– 8 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA
9h às 13h: Praça 21 de março – Rua Antenor Casemiro do Prado, s/nº – Vila Pasti

A importância de serviços ambientais para a proteção da fauna

A vida no planeta é sustentada pelo equilíbrio dos ecossistemas. Podemos citar como exemplo ações como:

– A dispersão de sementes pelos animais herbívoros (que se alimentam de folhas, frutas, algumas bactérias e fungos) e frugívoros (que se alimentam de frutos)

– A polinização de insetos como as abelhas, que são responsáveis pela polinização de 70% das culturas alimentares no mundo, classificando-se como um dos polinizadores os mais eficientes.

Os exemplos citados acima trazem benefícios para todos os seres vivos, garantindo os alimentos, a água, a purificação do ar e a polinização.

Embora os animais ofereçam tantos benefícios ao ser humano, algumas de nossas ações estão prejudicando consideravelmente a sobrevivência deles.

O uso de inseticidas, defensivos agrícolas, podem matar as abelhas intoxicadas ou fazer com que percam o caminho de volta para a colmeia, além de outros fatores como desmatamento, mudanças climáticas que não só prejudicam as abelhas mas também outros agentes polinizadores além dos hábitos dos animais silvestres, comprometendo o equilíbrio do ecossistema.

Devemos proteger a fauna, e para isso é necessário conscientizar toda a população.

A proteção da fauna está ligada à legislação ambiental federal: Lei de crimes ambientais n°9605/1998 e abrange os animais silvestres e domésticos.

ONG Amalo

A Amalo é uma ONG sem fins lucrativos reconhecida pela comunidade como uma organização comprometida com a construção de um mundo melhor para os animais abandonados, e através de posse responsável promover uma nova vida aos animais que sofreram maus tratos e não conheceram o amor.

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.