A campanha ‘Fique Sabendo’, que tem por objetivo estimular a população a realizar os exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C sem necessidade de encaminhamento médico, será realizada em Louveira até o dia 6.

Para participar, basta procurar uma unidade básica de saúde.

Esta é 12ª edição da campanha, realizada simultaneamente em todo o país. “O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves. “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em SP pela doença”, conclui.

Mortes caem mas 135 mil pessoas não sabem que tem HIV

Apesar da mortalidade de pessoas com vírus HIV ter caído em 22% entre 2014 e 2018, o Ministério da Saúde estima que existam 135 mil pessoas vivem com a doença e nem sabem.

O número de infectados com o vírus tem crescido entre os jovens: na faixa etária de 20 a 34 anos, com 18,2 mil notificações (57,5%). Em 2018, 43,9 mil casos novos de HIV foram registrados no país.

Por isso a campanha visa não só realizar o teste rápido para identificar quem já tem a doença e iniciar o tratamento, como também alertar sobre a importância da prevenção.

Aids / HIV: o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Clique no link para mais informações

Confira vídeo da Campanha contra HIV/Aids:

Foto: Agência Aids