A matéria sobre a contaminação da água de Louveira, publicada nesta segunda-feira (22) em nosso site, repercutiu muito entre os internautas. A publicação no Facebook alcançou cerca de 4.500 pessoas até a manhã desta quarta-feira (24).
Com a repercussão e a preocupação dos munícipes, a Prefeitura se manifestou através de uma nota oficial publicada em seu site. No texto, o órgão garante que a água de Louveira é de ‘elevada qualidade’. A Prefeitura, através da Secretaria de Água e Esgoto (SAE), esclarece que a água que abastece o município “atende a todos os parâmetros de portabilidade estabelecidos pela Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde”.
A nota informa que a SAE possui laboratório para controle de qualidade da água e que realiza testes. Também reforça que outros órgãos, como Agência Reguladora das Bacias dos Rios Piracicabas, Capivari e Jundiaí – ARES PCJ – também atestam a qualidade da água.
A Prefeitura segue informando que o próprio site Por trás dos Alimentos mostra que não há concentração acima do limite permitido pela legislação brasileira – mas não nega que há agrotóxicos na água de Louveira. A nota oficial da Prefeitura pode ser conferida clicando aqui.
Vale lembrar que os dados da pesquisa divulgada no site Por Trás dos Alimentos mostra que 1 em cada 4 municípios brasileiros tem sua água contaminada por agrotóxicos, sendo que Louveira e toda a região enfrenta o mesmo problema.
O Estado de São Paulo, aliás, é o recordista em número de municípios onde todos os 27 agrotóxicos estavam na água, conforme mostra a reportagem do site Por Trás dos Alimentos, que pode ser acessada na íntegra aqui.
Foto: BIE – Banco de Imagens Externas da Agência Senado.