Polícia Federal começa a distribuir ainda em abril os novos modelos de passaportes brasileiros, que voltarão a apresentar o Brasão da República na capa, em substituição às estrelas do Cruzeiro do Sul. O modelo antigo havia sido adotado em 2015.
A mudança na identidade visual do documento é uma das metas prioritárias para os 100 primeiros dias do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e busca valorizar o símbolo nacional entre a população brasileira e no exterior. Não haverá custos adicionais na fabricação dos novos documentos pela Casa da Moeda, já que os documentos antigos não precisam ser trocados, podendo ser utilizados até a data de expiração.
O passaporte comum brasileiro é emitido em todo território nacional. Atualmente, a taxa cobrada para a sua confecção é de R$ 257,25. A validade do documento é de até 10 anos para maiores de 18 anos. No exterior, o documento é emitido pelo MRE, que já recebeu o primeiro lote de 10 mil passaportes para a distribuição. O consulado em Buenos Aires foi o primeiro a receber os novos modelos.
Informações e fotos: Governo BR