Como parte das ações que integram a criação da Política Municipal de Habitação, a Fundação Municipal de Habitação de Louveira (FumHab) deu início esta semana a análise de condições estruturais das moradias das regiões do Jardim Amazonas e Terra da Uva. Para a realização do trabalho, as equipes estão fotografando as fachadas das residências.

A partir da próxima segunda-feira (4), a FumHab também dará início ao Censo Habitacional neste dois bairros. Os agentes da InCidade, empresa contratada para a realização dos serviços, visitarão as casas para coletar dados sobre os moradores. Os funcionários da empresa estão uniformizados com camisetas e crachás.

O objetivo da ação é garantir subsídios técnicos para a construção de ferramentas que irão compor a política habitacional do município.

Os trabalhos são realizados de segunda à sexta-feira, das 14h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 17h.

O Censo Habitacional é uma ferramenta importante para o planejamento habitacional e será utilizados para direcionar as ações municipais voltadas à regularização e construção de moradias na cidade.

Em caso de dúvidas sobre o procedimento, os moradores podem entrar em contato com a FumHab pelo número (19) 3878-4440.

Assistência técnica gratuita

O levantamento fotográfico das fachadas faz parte do processo de implantação da Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS), regida pela Lei Federal nº 11.888/2008.

A legislação assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Ou seja, se implantada, a ATHIS vai permitir que as famílias de baixa renda possam utilizar de serviços de arquitetura e engenharia para construir suas casas de maneira mais segura e regular.

Outras ações

Além do Censo Habitacional, o estudo realizado pela empresa InCidade também inclui o mapeamento de moradias instaladas em áreas de assentamento precário, análise de risco e precariedade habitacional das residências e diagnóstico quanto a vulnerabilidade social das famílias residentes em regiões como Parque dos Estados, Terra da Uva, Jardim Amazonas, Leitão/Fepasa e Rua Armanda Moraes Dutra (antiga Granja Jatobá).