A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, promoverá neste sábado (20) um passeio por diversas áreas de Louveira com o objetivo de promover a ocupação e o reconhecimento dos espaços urbanos e rurais de Louveira ao longo do tempo, valorizando a história local e as projeções da memória coletiva da cidade. O passeio faz parte da programação da Cultura na Estação.

“Nós estamos realizando um trabalho de valorização da história louveirense no Centro de Memória, que fica na Subestação, e é sempre importante olharmos para trás e sabermos para onde estamos indo. Nos orgulhamos da história da nossa cidade e precisamos deixá-la registrada, no Centro de Memória e na mente do coletivo” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

O passeio tem um número limitado de vagas e quem se interessar deverá realizar a inscrição antecipadamente, o formulário de inscrição pode ser acessado, clicando aqui.
Com duração de duas horas e início previsto para às 10h, os pontos de visitação serão:

1 – Estação Ferroviária de Louveira

A Estação Ferroviária de Louveira faz parte do Complexo Ferroviário de Louveira, um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e faz parte do primeiro trecho construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, conhecidos pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira.

2 – Casas dos trabalhadores da CIA Paulista

As Casas dos Trabalhadores da CIA Paulista é um conjunto habitacional de casas construídas para trabalhadores ao longo das vias férreas, o local tem uma importância histórica pela relação da formação da história dos trabalhadores da cidade e ferrovia, destacando a relevância arquitetônica existente em poucos locais no país.

3 – Fazenda Santo Antônio

A Fazenda Santo Antônio foi construída durante o século XIX, contendo casa principal e secundária de arquitetura colonial, trilhas, espaços, estrada de acesso à grandes rodovias, dentre outras construções.

4 – “Cemitério de Escravos”

Território com construções em taipas e escavações semelhantes de covas. Localizada nas terras da Fazenda Conceição do Barreiro, é intitulada como cemitério de escravos por meio de história oral, mas sem comprovação documental.

5 – Igreja e Rio Capivari

Região localizada às margens do Rio Capivari, onde tem início a ocupação da cidade e com a primeira Paróquia de Louveira. No território também tem diversas casas com característica arquitetônicas do início do século XX, formando um conjunto habitacional que relaciona ações culturais (Igreja), ambientais (Rio Capivari) e sociais (Habitações).

6 – Subestação de Energia

Construída em 1921, a subestação era responsável pela geração de energia elétrica para o trecho Campinas-Jundiaí, parte da Estação Louveira e também faz parte do Complexo Ferroviário de Louveira, um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

“Vamos realizar um roteiro histórico pela cidade de Louveira. O percurso consiste em uma reflexão sobre a ocupação da cidade ao longo do tempo. Em cada espaço, realizaremos uma mediação para refletir sobre os diversos agentes sociais, que constroem a história da cidade.” comentou Jean Camoleze, Historiador e pesquisador do Centro de Memória e responsável pelo passeio.

A Cultura na Estação acontece neste sábado (20) na Estação Ferroviária de Louveira, localizada na Rua 21 de Março, Vila Pasti. O evento começa às 9h e contará com feira de Arte e Artesanato, food trucks, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e outras atrações culturais que serão divulgadas em breve.

CULTUTA NA ESTAÇÃO: Confira abaixo mais atrações

9h – CAMPANHA DO AGASALHO

Esta edição começará mais cedo por um motivo especial: Dia D da Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade. A Praça da Bica e a Estação Ferroviária serão pontos de arrecadação de agasalhos, roupas e cobertores. A coleta acontecerá de forma Drive-Thru das 9h às 17h, CLIQUE AQUI para mais informações.

11h – BANDA CORPORAÇÃO MUSICAL PROGRESSO LOUVEIRENSE

Às 11h, acontece a apresentação da Banda Corporação Musical Progresso Louveirense, que foi fundada por famílias tradicionais louveirenses em 1927 com o nome “Banda Santo Antonio” para celebrar as festas tradicionais no Bairro Santo Antônio. Em 1981 oficializou-se o atual nome e atualmente a banda é regida pelo maestro Maycon Paiva, pelo assistente Simey Ferreira, composta por 45 músicos e integrantes de apoio.

14h – LANÇAMENTO “A JORNALISTA” POR MARCELO VIEIRA

Às 14h, acontece o lançamento do livro “A Jornalista” do escritor Marcelo Vieira. O livro conta a história das últimas 24 horas de Cristina, mostra a luta de uma jornalista depressiva que passou sua vida tentando desvendar o assassinato de sua mãe por seu próprio pai e cai em uma armadilha fatal que mudará todo seu destino. O autor estará presente para um bate papo e vendas do livro.

16h – FERNANDO SOUSA “SOMDUBOM”

18h15 – FLASHBACK: PASSINHO DA GARAGEM

Já às 18h15, o Flashdance toma conta da Estação Ferroviária. O grupo “Passinho de Garagem” estará trazendo diversas hits para todo mundo dançar, o grupo foi fundado por Lurdinha com um grupo de sete amigos, a fundadora conta que sempre foi apaixonada pelo estilo e saiu pela região espalhando esse amor, já que atualmente o grupo conta com mais de 40 participantes.

20h – BANDA AMAZAI (REGGAE)

Em comemoração ao dia do Reggae, que é celebrado no dia 11 de maio, a Cultura na Estação será finalizada por um grande show da banda Amazai.

Além das apresentações citadas, o evento conta com uma feira de Arte e Artesanato, food trucks, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e outras atrações culturais que serão divulgadas em breve. A Cultura na Estação acontece na Estação Ferroviária de Louveira, das 9h às 22h.